ONU apro­va san­ções du­ras con­tra Co­reia do Nor­te

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

Foi apro­va­do on­tem, pe­lo Con­se­lho de Se­gu­ran­ça da ONU, um con­jun­to de san­ções mais du­ras con­tra a Co­reia do Nor­te, em es­for­ço pa­ra au­men­tar a pres­são con­tra o re­gi­me de Kim Jong-un e seu pro­gra­ma de mís­seis nu­cle­a­res e ba­lís­ti­cos. A re­so­lu­ção re­duz as im­por­ta­ções de pe­tró­leo bru­to de Pyongyang ao ní­vel dos úl­ti­mos 12 me­ses, e li­mi­ta a im­por­ta­ção de pro­du­tos pe­tro­lí­fe­ros re­fi­na­dos pa­ra 2 mi­lhões de bar­ris/ano.

Pe­ru: em­bai­xa­dor nor­te-co­re­a­no é ‘per­so­na non gra­ta’

O go­ver­no do Pe­ru de­cla­rou on­tem “per­so­na non gra­ta” o em­bai­xa­dor da Co­reia do Nor­te, Kim Hak-Chol, e deu cin­co di­as de pra­zo pa­ra que ele dei­xe o país. Foi uma cla­ra de­mons­tra­ção de re­jei­ção do go­ver­no do pre­si­den­te Pe­dro Pa­blo Kuczyns­ki, que tam­bém con­de­nou os tes­tes nu­cle­a­res do país asiá­ti­co. Kuczyns­ki acre­di­ta que a co­mu­ni­da­de in­ter­na­ci­o­nal de­ve fa­zer to­dos os es­for­ços ne­ces­sá­ri­os pa­ra re­ver­ter o pro­gra­ma nu­cle­ar do re­gi­me nor­te-co­re­a­no.

Ir­ma de­vas­tou Flo­ri­da Keys

A pas­sa­gem do fu­ra­cão Ir­ma pe­lo ar­qui­pé­la­go Flo­ri­da Keys, no Sul da Fló­ri­da, dei­xou gran­de de­vas­ta­ção, afir­mou on­tem o go­ver­na­dor Rick Scott após so­bre­vo­ar a área. O fu­ra­cão che­gou aos EUA na ca­te­go­ria 4, e atin­giu as ilhas com ven­tos de mais de 200 km/h. Ape­sar de re­bai­xa­do à ca­te­go­ria de tem­pes­ta­de tro­pi­cal, o Ir­ma che­gou com ven­tos de 110 Km/h às ci­da­des de Or­lan­do e Tam­pa. Mi­lhões de pes­so­as fi­ca­ram sem ele­tri­ci­da­de. Os prin­ci­pais ae­ro­por­tos do Es­ta­do fo­ram fe­cha­dos. Nos Es­ta­dos da Geór­gia e Ca­ro­li­na do Sul (am­bos em emer­gên­cia), mais de 600 mil ha­bi­tan­tes fo­ram des­lo­ca­dos. Em Cu­ba, as au­to­ri­da­des con­fir­ma­ram pe­lo me­nos dez mor­tos pe­lo Ir­ma.

ONU acu­sa exér­ci­to bir­ma­nês de lim­pe­za ét­ni­ca

Após a fu­ga de qua­se 300 mil pes­so­as da et­nia Rohyn­gia de Mianmar (Birmânia) pa­ra Ban­gla­desh, a ONU acu­sou o Exér­ci­to bir­ma­nês de es­tar exe­cu­tan­do uma lim­pe­za ét­ni­ca. O al­to-co­mis­sá­rio pa­ra os di­rei­tos hu­ma­nos, Zeid Ra’ad Al Hus­sein, fa­la até em cri­mes con­tra a hu­ma­ni­da­de e acu­sa o go­ver­no do país de men­tir quan­do diz que é a pró­pria po­pu­la­ção que es­tá in­cen­di­an­do as al­dei­as Rohyn­gi­as. O go­ver­no de Mianmar re­cu­sou aces­so dos in­ves­ti­ga­do­res de di­rei­tos hu­ma­nos e, por is­so, a si­tu­a­ção não po­de ser ve­ri­fi­ca­da. “Mas tu­do apon­ta pa­ra um ca­so ex­plí­ci­to de lim­pe­za ét­ni­ca”, dis­se Al Hus­sein em Ge­ne­bra, Suí­ça.

Qua­se um mi­lhão mar­cha pe­la in­de­pen­dên­cia da Ca­ta­lu­nha

Cen­te­nas de mi­lha­res de pes­so­as mar­cha­ram on­tem nas ru­as de Bar­ce­lo­na, pa­ra exi­gir re­fe­ren­do so­bre in­de­pen­dên­cia, ve­ta­do pe­lo go­ver­no es­pa­nhol. A da­ta da ma­ni­fes­ta­ção não foi es­co­lhi­da ao aca­so: o dia 11 de se­tem­bro mar­ca o Di­a­da, o dia na­ci­o­nal da Ca­ta­lu­nha, quan­do Bar­ce­lo­na caiu di­an­te da Es­pa­nha em 1714, após cer­co de 14 me­ses, pe­las for­ças do rei Fi­li­pe V. A da­ta é tra­di­ci­o­nal­men­te usa­da por ati­vis­tas pró-in­de­pen­dên­cia pa­ra pe­dir a se­pa­ra­ção da re­gião do Nor­des­te, que tem sua pró­pria lín­gua e cul­tu­ra.

Mi­lhões de pes­so­as fi­ca­ram sem ener­gia elé­tri­ca na Fló­ri­da

Ca­ta­lães em Bar­ce­lo­na: exi­gên­cia de re­fe­ren­do no dia na­ci­o­nal da Ca­ta­lu­nha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.