Lu­la ata­ca Pa­loc­ci: “Frio, cal­cu­lis­ta e si­mu­la­dor”.

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Mais ner­vo­so em seu se­gun­do de­poi­men­to ao juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro, o ex-pre­si­den­te ata­cou o ex-mi­nis­tro e de­la­tor Antô­nio Pa­loc­ci: “Ele é frio, cal­cu­lis­ta e si­mu­la­dor”. E ne­gou qual­quer acer­to ilí­ci­to com a Ode­bre­cht — nes­ta ação, ele é acu­sa­do de se be­ne­fi­ci­ar de van­ta­gens pa­gas pe­la em­prei­tei­ra, in­cluin­do a com­pra de ter­re­no pa­ra o Ins­ti­tu­to Lu­la. Qu­es­ti­o­na­do so­bre uma con­ta de pro­pi­na, Lu­la cha­mou o ca­so de “hi­la­ri­an­te”. Com pou­co di­nhei­ro, o PT le­vou Lu­la a Cu­ri­ti­ba de car­ro — na­da de avião, mui­to me­nos de car­rei­ra. Em Cu­ri­ti­ba, foi re­ce­bi­do por mi­li­tan­tes de PT, MST e CUT. Ma­ni­fes­tan­tes con­trá­ri­os cha­ma­ram-no de “la­drão”. “As coi­sas mu­dam pe­la con­ve­ni­ên­cia de Lu­la”, dis­se o ad­vo­ga­do de Pa­loc­ci.

Te­mer con­ti­nua sob Ja­not

Por una­ni­mi­da­de, os mi­nis­tros do Su­pre­mo re­jei­ta­ram on­tem pe­di­do da de­fe­sa do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer pa­ra im­pe­dir o pro­cu­ra­dor-ge­ral Ro­dri­go Ja­not de atu­ar em ca­sos con­tra ele. Os mi­nis­tros Gil­mar Men­des e Luís Ro­ber­to Bar­ro­so não par­ti­ci­pa­ram do jul­ga­men­to. Anun­ci­a­da a de­ci­são, Ja­not já po­de apre­sen­tar no­va de­nún­cia con­tra Te­mer — no fi­nal da se­ma­na, o pro­cu­ra­dor-ge­ral dei­xa seu car­go. On­tem, ain­da, o de­la­tor Lú­cio Fu­na­ro re­la­ci­o­nou Te­mer e ou­tros po­lí­ti­cos do PMDB a pa­ga­men­tos de pro­pi­na e do­a­ções ile­gais da Ode­bre­cht e de em­pre­sas da JBS.

Wes­ley Ba­tis­ta tam­bém pre­so

Con­si­de­ra­da a pos­si­bi­li­da­de de fu­ga, o em­pre­sá­rio Wes­ley Ba­tis­ta, do­no da JBS com seu ir­mão Jo­es­ley, foi pre­so on­tem pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral, em São Pau­lo. Jo­es­ley já es­tá de­ti­do des­de 2a-fei­ra (11set17). A PF apu­ra se os ir­mãos lu­cra­ram com a ven­da de dó­la­res di­as an­tes de as­si­na­rem de­la­ção. Se­gun­do o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF), eles lu­cra­ram US$ 100 mi­lhões com a ope­ra­ção com uso de in­for­ma­ções pri­vi­le­gi­a­das so­bre sua de­la­ção.

Ged­del e Ka­tia Abreu, afas­ta­dos do PMDB.

Por 60 di­as, o ex-mi­nis­tro Ged­del Vi­ei­ra de Li­ma fi­ca­rá afas­ta­do da Exe­cu­ti­va do PMDB. Ele es­tá pre­so na Pa­pu­da, em Bra­sí­lia, de­pois que a Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) en­con­trou R$ 51 mi­lhões em apar­ta­men­to em­pres­ta­do por um ami­go. A Exe­cu­ti­va tam­bém afas­tou a se­na­do­ra Ká­tia Abreu (TO), pe­lo mes­mo pra­zo. Se­gun­do o pre­si­den­te do PMDB, se­na­dor Ro­me­ro Ju­cá (RR), o Con­se­lho de Éti­ca vai ana­li­sar o pro­ces­so da se­na­do­ra por crí­ti­cas à le­gen­da.

Ex-go­ver­na­dor Anthony Ga­ro­ti­nho pre­so no Rio

Em meio a seu pro­gra­ma na Rá­dio Tu­pi, no Rio, o ex-go­ver­na­dor Anthony Ga­ro­ti­nho foi sur­pre­en­di­do pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral. A Jus­ti­ça con­de­nou Ga­ro­ti­nho por com­pra de vo­tos e de­ter­mi­nou que ele cum­pra pri­são do­mi­ci­li­ar em sua ci­da­de, Cam­pos dos Goy­ta­ca­zes RJ. Ga­ro­ti­nho te­rá de usar tor­no­ze­lei­ra ele­trô­ni­ca, não po­de usar ce­lu­la­res e só po­de ter con­ta­to com ad­vo­ga­dos e pa­ren­tes pró­xi­mos. Sua de­fe­sa ne­ga as acu­sa­ções.

Wes­ley e Jo­es­ley lu­cra­ram com a ven­da de dó­la­res?

Ex-go­ver­na­dor Ga­ro­ti­nho, pre­so pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral: lon­go tem­po em ca­sa, em Cam­pos, com tor­no­ze­lei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.