Opo­si­ção ve­ne­zu­e­la­na ne­ga ne­go­ci­a­ção com go­ver­no

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

A ali­an­ça de par­ti­dos opo­si­ci­o­nis­tas ve­ne­zu­e­la­nos — a Me­sa de Uni­da­de De­mo­crá­ti­ca — ne­gou on­tem ter re­a­ber­to uma no­va ro­da­da de ne­go­ci­a­ção com o go­ver­no do pre­si­den­te Ni­co­lás Ma­du­ro. Ele se dis­se dis­pos­to a di­a­lo­gar, mas a ali­an­ça opo­si­ci­o­nis­ta elen­cou um con­jun­to de con­di­ções que se­ri­am pré-re­qui­si­tos pa­ra uma “ne­go­ci­a­ção sé­ria”. On­tem, o se­cre­tá­rio-ge­ral das Na­ções Uni­das, Antô­nio Gu­ter­res, ma­ni­fes­tou apoio à ini­ci­a­ti­va do ex-pre­si­den­te do Go­ver­no es­pa­nhol, Ro­drí­guez Za­pa­te­ro, e do go­ver­no da Re­pú­bli­ca Do­mi­ni­ca­na, que con­vi­da­ram o go­ver­no e a opo­si­ção da Ve­ne­zu­e­la pa­ra o diá­lo­go.

Gu­ter­res pe­de fim da per­se­gui­ção aos Rohingya

O se­cre­tá­rio-ge­ral da Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das, Antô­nio Gu­ter­res, ape­lou às au­to­ri­da­des de Mi­an­mar pa­ra que en­cer­rem as ope­ra­ções mi­li­ta­res con­tra a mi­no­ria mu­çul­ma­na Rohingya. O Al­to-Co­mis­sá­rio pa­ra Di­rei­tos Hu­ma­nos da ONU, Zeid Ra­ad al-Hus­sein, re­fe­riu-se à si­tu­a­ção co­mo “um exem­plo clás­si­co de lim­pe­za ét­ni­ca”. A ONU diz que qua­se 400 mil pes­so­as de et­nia Ro­nhingya fu­gi­ram da Bir­mâ­nia pa­ra Ban­gla­desh no fi­nal de agos­to.

Fe­li­pe VI afir­ma que “Cons­ti­tui­ção pre­va­le­ce­rá”

O Rei de Es­pa­nha, Fe­li­pe VI, pro­nun­ci­ou-se on­tem pe­la pri­mei­ra vez des­de que o Par­la­men­to da Ca­ta­lu­nha apro­vou a lei que per­mi­ti­rá uma con­sul­ta pú­bli­ca so­bre a in­de­pen­dên­cia da re­gião. Ele dis­se que a Cons­ti­tui­ção vai pre­va­le­cer. “A Cons­ti­tui­ção pre­va­le­ce­rá so­bre qual­quer que­bra des­sa con­vi­vên­cia, em de­mo­cra­cia, que é, tem si­do e se­rá ba­se da nos­sa vi­da em co­mum, em li­ber­da­de”. O Go­ver­no de Ma­dri lu­ta nos tri­bu­nais pa­ra ten­tar im­pe­dir o re­fe­ren­do mar­ca­do pe­lo Go­ver­no ca­ta­lão pa­ra 01out17. Os in­de­pen­den­tis­tas de­fen­dem que ca­be ape­nas aos ca­ta­lães de­ci­dir se per­ma­ne­cem ou não na Es­pa­nha.

Uru­guai: mu­lher de Jo­sé Mu­ji­ca as­su­me vi­ce­pre­si­dên­cia.

Lu­cía To­po­lansky, 72 anos, que na ju­ven­tu­de foi guer­ri­lhei­ra no ex­tin­to Mo­vi­men­to de Li­ber­ta­ção Na­ci­o­nal, as­su­miu on­tem a vi­ce-pre­si­dên­cia do Uru­guai. Mu­lher do ex­pre­si­den­te Jo­sé Mu­ji­ca, ela é a pri­mei­ra mu­lher a ser vi­ce­pre­si­den­te no país. To­po­lansky pas­sa­rá a pre­si­dir a As­sem­bleia Ge­ral e o Se­na­do, pos­tos que ca­bem ao vi­ce. Ela as­su­miu após a re­nún­cia de Raúl Sen­dic, en­vol­vi­do em um es­cân­da­lo so­bre o uso de car­tões cor­po­ra­ti­vos pa­ra gas­tos pes­so­ais.

EUA: ti­ro­teio em es­co­la foi pro­vo­ca­do por alu­no.

Um es­tu­dan­te ar­ma­do ma­tou um co­le­ga e fe­riu ou­tros três na es­co­la de en­si­no mé­dio on­de es­tu­da­va, em Rock­ford, um vi­la­re­jo de 500 ha­bi­tan­tes no con­da­do de Spo­ka­ne, Es­ta­do de Washing­ton, EUA. O jo­vem, de­pois de­ti­do, foi pa­ra a es­co­la com du­as ar­mas. As au­to­ri­da­des sus­pei­tam que se­ja um ca­so de bullying. Quan­do os po­li­ci­ais che­ga­ram, o jo­vem já es­ta­va de­sar­ma­do. A iden­ti­da­de do alu­no não foi di­vul­ga­da. Ele es­tá pre­so em um cen­tro de de­ten­ção ju­ve­nil. Os três es­tu­dan­tes fe­ri­dos es­tão fo­ra de pe­ri­go.

Gu­ter­res, ONU: ape­lo às au­to­ri­da­des de Mi­an­mar, pa­ra en­cer­rar ope­ra­ções con­tra os Ro­nhingya.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.