Mais um mís­sil da Co­reia do Nor­te so­bre­voa o Ja­pão

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

A Co­reia do Nor­te fez on­tem mais um lan­ça­men­to de mís­sil de mé­dio al­can­ce, que te­ria vo­a­do por 3.700 km, so­bre a ilha de Hok­kai­do, no Ja­pão, para de­pois cair no mar, 2.200 km a Les­te da costa ja­po­ne­sa. Au­to­ri­da­des mi­li­ta­res sul­co­re­a­nas e dos EUA es­tão ana­li­san­do de­ta­lhes do lan­ça­men­to, o 15º do ti­po es­te ano e o pri­mei­ro após o teste nu­cle­ar no iní­cio des­te mês. O lan­ça­men­to ocor­reu di­as após a ONU im­por no­vas e du­ras san­ções ao go­ver­no de Kim Jong-Un. O Ja­pão emi­tiu aler­tas à po­pu­la­ção, so­bre o lan­ça­men­to e pe­diu que se abri­gas­sem. O pre­si­den­te sul-coreano, Mo­on Jae-in, con­vo­cou reu­nião do Con­se­lho de Se­gu­ran­ça da ONU.

Pre­fei­to ve­ne­zu­e­la­no pe­de asi­lo po­lí­ti­co ao Bra­sil

Da­vid Smo­lansky, 32 anos, pre­fei­to de El Ha­til­lo, mu­ni­cí­pio da Gran­de Ca­ra­cas, na Ve­ne­zu­e­la, che­gou on­tem ao Bra­sil co­mo exi­la­do po­lí­ti­co. É a pri­mei­ra vez que um di­ri­gen­te da Me­sa de Uni­da­de De­mo­crá­ti­ca (MUD), co­li­ga­ção de par­ti­dos que fazem opo­si­ção ao go­ver­no Ni­co­lás Ma­du­ro, pe­de asi­lo ao Bra­sil. On­tem ele pos­tou no Twit­ter uma fo­to jun­to ao mi­nis­tro das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res, Aloy­sio Nu­nes, com a fra­se “obri­ga­do chan­ce­ler @Aloy­si­o_Nu­nes”. O go­ver­no bra­si­lei­ro ainda não in­for­mou se con­ce­de­rá asi­lo.

Aten­ta­dos do

EI no Iraque ma­tam pe­lo me­nos 80 pes­so­as

Em uma sé­rie de aten­ta­dos, os ex­tre­mis­tas su­ni­tas do Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI) ma­ta­ram pe­lo me­nos 80 pes­so­as, on­tem, no Sul do Iraque. Os ex­tre­mis­tas ma­ta­ram to­dos os pe­re­gri­nos xi­i­tas ira­ni­a­nos que vi­a­ja­vam em três ôni­bus e, de­pois, to­das as pes­so­as que es­ta­vam em um res­tau­ran­te. Os ata­ques ocor­re­ram per­to da ci­da­de de Nas­si­riya, 300 km ao Sul de Bag­dá, na pro­vín­cia de Zi Qar. Após per­der Mos­sul e Tal Afar, o EI ainda con­tro­la as ci­da­des de Hawi­ja, al-Qaim, Rawa e An­na.

Exer­cí­ci­os­mi­li­ta­res au­men­tam­ten­são en­tre Rús­sia e Otan

A Rús­sia ini­ci­ou on­tem as mai­o­res ma­no­bras mi­li­ta­res dos úl­ti­mos anos na Bi­e­lor­rús­sia, jun­to à fron­tei­ra da Li­tuâ­nia e da Polô­nia. Cer­ca de cem mil sol­da­dos par­ti­ci­pa­rão dos exer­cí­ci­os que si­mu­lam a re­a­ção a um ata­que de gru­pos ex­tre­mis­tas vin­dos de três paí­ses ima­gi­ná­ri­os. Mos­cou ga­ran­te se­rem exer­cí­ci­os de de­fe­sa. As ma­no­bras ocor­rem no mes­mo dia em que o exér­ci­to sueco, apoi­a­do por for­ças da Otan, re­a­li­za os mai­o­res exer­cí­ci­os mi­li­ta­res dos úl­ti­mos 20 anos, si­mu­lan­do um ata­que.

Trump ne­ga acor­do com de­mo­cra­tas so­bre “Dre­a­mers”

O pre­si­den­te dos EUA, Do­nald Trump, di­vul­gou des­men­ti­do, pe­la re­de so­ci­al twit­ter, após um en­con­tro com dois se­na­do­res de­mo­cra­tas. O Pre­si­den­te ne­gou ter che­ga­do a acor­do com os de­mo­cra­tas so­bre pro­gra­ma DACA, co­nhe­ci­do co­mo “Dre­a­mers”. E diz que qual­quer acor­do te­ria co­mo con­tra­par­ti­da um reforço da se­gu­ran­ça na fron­tei­ra, in­cluin­do a cons­tru­ção do con­tro­ver­so mu­ro na di­vi­sa com o Mé­xi­co. Ho­ras mais tar­de, Trump aca­ba­ria por con­fir­mar “es­tar pró­xi­mo” de acor­do com os De­mo­cra­tas.

100 mil sol­da­dos rus­sos em ma­no­bras

Da­vid Smo­lansky, pre­fei­to de El Ha­til­lo, Ve­ne­zu­e­la, com o chan­ce­ler bra­si­lei­ro Aloy­sio Nu­nes: exi­la­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.