Jus­ti­ça es­pa­nho­la sus­pen­de ses­são do Par­la­men­to ca­ta­lão

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

O Tri­bu­nal Cons­ti­tu­ci­o­nal es­pa­nhol sus­pen­deu a ses­são ple­ná­ria do Par­la­men­to ca­ta­lão, pre­vis­ta pa­ra a pró­xi­ma 2afei­ra (09out17), quan­do se­ria dis­cu­ti­da uma even­tu­al de­cla­ra­ção de in­de­pen­dên­cia da Ca­ta­lu­nha. O Pre­si­den­te da Ge­ne­ra­li­tat (go­ver­no ca­ta­lão), Car­les Puig­de­mont, ti­nha con­vo­ca­do o Par­la­men­to pa­ra de­ba­ter os re­sul­ta­dos do re­fe­ren­do. A pre­si­den­te do Par­la­men­to ca­ta­lão, Car­me For­ca­dell, con­si­de­rou que a de­ci­são do tri­bu­nal “fe­re a li­ber­da­de de ex­pres­são e o di­rei­to de ini­ci­a­ti­va” dos mem­bros do Par­la­men­to. Ma­ri­a­no Ra­joy, pre­si­den­te do go­ver­no es­pa­nhol, pe­diu aos ca­ta­lães um “re­gres­so à le­ga­li­da­de” pa­ra evi­tar “ma­les mai­o­res”.

Tem­pes­ta­de Xa­vi­er cau­sa mor­tes na Ale­ma­nha

Pe­lo me­nos se­te pes­so­as mor­re­ram por cau­sas li­ga­das à pas­sa­gem, on­tem, da tem­pes­ta­de Xa­vi­er pe­lo Cen­tro e o Nor­te da Ale­ma­nha. As au­to­ri­da­des emi­ti­ram um aler­ta de ní­vel 3, o se­gun­do mais ele­va­do do sis­te­ma, al­go ra­ro na Ale­ma­nha. Os for­tes ven­tos atin­gi­ram o país des­de a cos­ta do Mar do Nor­te até a fron­tei­ra com a Re­pú­bli­ca Che­ca, in­cluin­do a ca­pi­tal, Ber­lim. A em­pre­sa fer­ro­viá­ria Deuts­che Bahn can­ce­lou al­gu­mas das li­nhas mais im­por­tan­tes, en­tre ci­da­des co­mo Ham­bur­go e Ha­no­ver, Ha­no­ver e Ber­lim ou Dort­mund e Ham­bur­go.

Rús­sia re­ce­be a pri­mei­ra vi­si­ta de um rei sau­di­ta

Che­gou on­tem a Mos­cou, pa­ra uma vi­si­ta ao Krem­lin, o rei da Ará­bia Sau­di­ta, Moham­med bin Sal­man. Es­ta é a pri­mei­ra vi­si­ta ofi­ci­al de um mo­nar­ca sau­di­ta à Rús­sia. Du­ran­te a Guer­ra Fria, os sau­di­tas aju­da­ram os re­bel­des afegãos. Já em re­la­ção à guer­ra na Sí­ria, a Rús­sia sem­pre de­mons­trou apoio ao pre­si­den­te sí­rio, e a Ará­bia Sau­di­ta aos seus ini­mi­gos. As di­fí­ceis re­la­ções en­tre os dois paí­ses vem me­lho­ran­do des­de Moham­med bin Sal­man che­gou ao tro­no e iniciou uma apro­xi­ma­ção com Mos­cou.

Ho­lan­da: 60 mil pro­fes­so­res em gre­ve

Os mais de 60 mil pro­fes­so­res pri­má­ri­os da Ho­lan­da fi­ze­ram on­tem a se­gun­da gre­ve ge­ral do se­tor ocor­ri­da no país des­de a dé­ca­da de 1980. Eles re­cla­mam da bai­xa pro­gres­são sa­la­ri­al e exi­gem in­ves­ti­men­to de € 1,4 bi­lhão no se­tor, com mai­or equi­lí­brio em re­la­ção aos co­le­gas do en­si­no se­cun­dá­rio, cu­jo sa­lá­rio é cer­ca de € 1 mil mais al­to. E ame­a­çam uma no­va pa­ra­li­sa­ção em novembro se o go­ver­no não aten­der às exi­gên­ci­as do se­tor.

Na­mo­ra­da nega sa­ber de pla­nos do ati­ra­dor

A na­mo­ra­da de Stephen Pad­dock, o ati­ra­dor que ma­tou 59 pes­so­as em Las Ve­gas, foi ou­vi­da on­tem por in­ves­ti­ga­do­res da po­lí­cia, ao re­gres­sar da vi­a­gem às Fi­li­pi­nas, on­de foi vi­si­tar a fa­mí­lia. Ma­ri­lou Dan­ley dis­se que foi Pad­dock quem lhe deu a pas­sa­gem de avião pa­ra ir ao seu país e, de­pois, en­vi­ou-lhe uma boa qu­an­tia em di­nhei­ro pa­ra ela com­prar uma ca­sa pa­ra a fa­mí­lia, o que a dei­xou per­ple­xa. Ela dis­se que fi­cou agra­de­ci­da, mas pen­sou que ele es­ta­va ter­mi­nan­do a re­la­ção.

Na­mo­ra­da do ati­ra­dor achou que ele es­ti­ves­se ter­mi­nan­do com ela

Moham­med bin Sal­man e Pu­tin: di­fí­ceis re­la­ções en­tre Ará­bia Sau­di­ta e Rús­sia vêm me­lho­ran­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.