De­sem­pre­go em 12,4% — mai­or que em 2016.

Jornaldodia - - ECONOMIA -

No tri­mes­tre en­cer­ra­do em se­tem­bro, o de­sem­pre­go no País fi­cou em 12,4% — que­da de 0,6 pon­to so­bre o tri­mes­tre an­te­ri­or (abril/ju­nho, 13%), se­gun­do a Pes­qui­sa Na­ci­o­nal por Amos­tra de Do­mi­cí­li­os Con­tí­nua (Pnad Con­tí­nua), di­vul­ga­da pe­lo IBGE. Mas o au­men­to da ge­ra­ção de em­pre­gos no pe­río­do não se tra­du­ziu em cres­ci­men­to no tra­ba­lho com car­tei­ra. O nú­me­ro de em­pre­ga­dos for­mais to­ta­li­zou 33,3 mi­lhões de pes­so­as, es­tá­vel fren­te ao tri­mes­tre an­te­ri­or. Na com­pa­ra­ção com o 3º tri­mes­tre de 2016, hou­ve que­da, de 2,4% — me­nos 810 mil em­pre­ga­dos. Autô­no­mos e in­for­mais sus­ten­ta­ram a al­ta do em­pre­go.

Bra­sil cai em ran­king de ne­gó­ci­os

Pe­lo re­la­tó­rio Doing Bu­si­ness 2018, do Ban­co Mun­di­al, o Bra­sil caiu da 123ª para a 125ª po­si­ção. O re­la­tó­rio com­pa­ra o am­bi­en­te de ne­gó­ci­os em 190 paí­ses. Aqui é on­de as em­pre­sas gas­tam mais tem­po para cal­cu­lar e pa­gar im­pos­tos. Os de­mais par­cei­ros no Brics (Rús­sia, Ín­dia, Chi­na e Áfri­ca do Sul) es­tão à fren­te do Bra­sil. O País per­de tam­bém dos vi­zi­nhos Ar­gen­ti­na (117º), Pe­ru (58º) e Chi­le (55º). A li­de­ran­ça é da No­va Ze­lân­dia, se­gui­da por Cin­ga­pu­ra, Di­na­mar­ca, Co­reia do Sul e Hong Kong.

Frau­de em ope­ra­ções agrí­co­las do BB

Re­sul­ta­do da Ope­ra­ção Tur­bo­cred da Po­lí­cia Fe­de­ral (PF): hou­ve frau­de em 9 em cada 10 con­tra­tos de fi­nan­ci­a­men­tos agrí­co­las do Ban­co do Bra­sil, en­tre 2013 e 2015. Se­gun­do a PF, de 162 con­tra­tos — 149 de fi­nan­ci­a­men­to agrí­co­la e 13 ou­tros —, hou­ve des­vi­os em ao me­nos 145 — R$ 59 mi­lhões, se­gun­do o de­le­ga­do Victor Hu­go Al­ves, da De­le­ga­cia de Re­pres­são a Cor­rup­ção e Cri­mes Fi­nan­cei­ros (De­le­cor), em co­le­ti­va on­tem, em Ri­bei­rão Pre­to SP.

Exe­cu­ti­vos da Ger­dau vi­ram réus

Qu­a­tor­ze pes­so­as — en­tre elas exe­cu­ti­vos do Gru­po Ger­dau — fa­zem par­te da de­nún­cia do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF), acei­ta on­tem pe­lo juiz Val­lis­ney de Sou­za Oli­vei­ra, da 10ª Va­ra Fe­de­ral de Bra­sí­lia. To­dos são acu­sa­dos de en­vol­vi­men­to em es­que­ma de pro­pi­na em jul­ga­men­tos do Con- se­lho Ad­mi­nis­tra­ti­vo de Re­cur­sos Fis­cais (Carf). De acor­do com a de­nún­cia, os exe­cu­ti­vos fa­zi­am pa­ga­men­tos a con­se­lhei­ros do Carf para ob­ter de­ci­sões fa­vo­rá­veis a seus re­cur­sos.

Bo­as ne­go­ci­a­ções à vis­ta en­tre Mer­co­sul e UE

Ao fim de reu­nião on­tem, em Bra­sí­lia, en­tre Mer­co­sul e União Eu­ro­peia, re­pre­sen­ta­dos por seus parlamentares, a sen­sa­ção que fi­cou é que o acor­do po­de sair até o fi­nal do ano — des­de que su­pe­ra­das as bar­rei­ras no co­mér­cio de car­ne, eta­nol e ou­tros pro­du­tos agrí­co­las. Em vi­si­ta à Co­mis­são de Re­la­ções Ex­te­ri­o­res e Defesa Na­ci­o­nal (CRE), 14 parlamentares eu­ro­peu con­ver­sa­ram com se­na­do­res e de­pu­ta­dos bra­si­lei­ros. Tan­to o mi­nis­tro Blai­ro Mag­gi, Agri­cul­tu­ra, quan­to o chan­ce­ler ar­gen­ti­no, Jor­ge Fau­rie (em Bu­e­nos Ai­res), se dis­se­ram “con­fi­an­tes”. Na se­ma­na que vem ocor­re mais uma ro­da­da de ne­go­ci­a­ções.

Parlamentares da UE e do Mer­co­sul: acor­do até o fi­nal do ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.