Gil­mar sus­pen­de trans­fe­rên­cia de Cabral

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Au­to­ri­za­da ini­ci­al­men­te pe­lo juiz fe­de­ral Mar­ce­lo Bre­tas, a trans­fe­rên­cia do ex-go­ver­na­dor Sérgio Cabral Fi­lho (PMDB-RJ) foi sus­pen­sa on­tem por de­ci­são do mi­nis­tro do Su­pre­mo Gil­mar Men­des. Men­des ale­gou na de­ci­são que não há jus­ti­fi­ca­ti­va para trans­fe­rir o ex-go­ver­na­dor para pe­ni­ten­ciá­ria fe­de­ral de MS. A trans­fe­rên­cia foi so­li­ci­ta­da pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) de­pois que Cabral fez co­men­tá­ri­os so­bre a ati­vi­da­de em­pre­sa­ri­al da fa­mí­lia do juiz Bre­tas, res­pon­sá­vel pe­los pro­ces­sos da La­va-Ja­to no Rio, du­ran­te au­di­ên­cia na se­ma­na pas­sa­da.

Fu­na­ro apon­ta pro­pi­na para Te­mer

Em de­poi­men­to on­tem ao juiz Val­lis­ney de Sou­za Oli­vei­ra, da 10ª Va­ra Fe­de­ral de Bra­sí­lia, o do­lei­ro Lú­cio Fu­na­ro foi ta­xa­ti­vo: o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer re­ce­beu pro­pi­na de R$ 2,5 mi­lhões do Gru­po Ber­tin (car­nes). Te­mer te­ria vi­a­bi­li­za­do re­pas­ses do FGTS ao gru­po. De­la­tor da La­va-Ja­to, Fu­na­ro diz que a pro­pi­na foi re­pas­sa­da por meio de do­a­ção ofi­ci­al de cam­pa­nha. Fu­na­ro afir­mou ain­da que era o ex-de­pu­ta­do Edu­ar­do Cu­nha “quem co­man­da­va a dis­tri­bui­ção de pro­pi­na”. Em no­ta, a as­ses­so­ria do pre­si­den­te Te­mer diz que “re­jei­ta qual­quer en­vol­vi­men­to do seu no­me é ne­gó­ci­os es­cu­sos”. Fe­de­ral (STF), e dis­se em vá­ri­os mo­men­tos que pre­fe­ria não res­pon­der a qual­quer ques­ti­o­na­men­to. Ex­pli­cou que só vol­ta­rá a co­la­bo­rar com Jus­ti­ça quan­do seus di­rei­tos fo­rem res­ta­be­le­ci­dos.

Do­ria pro­põe fren­te con­tra Lu­la e Bol­so­na­ro

Para der­ro­tar Lu­la e Bol­so­na­ro, os mais bem co­ta­dos nas úl­ti­mas pes­qui­sas para a Pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca em 2018, o pre­fei­to pau­lis­ta­no João Do­ria tem uma pro­pos­ta: cri­ar uma fren­te par­ti­dá­ria de cen­tro. Do­ria, co­ta­do para ser can­di­da­to pe­lo PSDB, dis­se que não se­rá um agen­te “fra­ci­o­na­dor”. Para ele, se não hou­ver es­sa ali­an­ça, um ra­di­cal ven­ce­rá. Do­ria dis­se ain­da que é ne­ces­sá­rio um am­plo ar­co de ali­an­ças para ga­ran­tir tem­po de TV su­fi­ci­en­te para apre­sen­tar um pro­je­to de go­ver­no e ven­cer os can­di­da­tos que ele clas­si­fi­cou co­mo ra­di­cais.

Mo­ra­es alerta para ‘fa­ke news’ nas elei­ções

Di­an­te do ris­co de no­tí­ci­as fal­sas (fa­ke news) du­ran­te as elei­ções de 2018, o mi­nis­tro do Su­pre­mo Alexandre Mo­ra­es aler­tou para a ne­ces­si­da­de de o Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) re­gu­la­men­tar a pro­pa­gan­da elei­to­ral na in­ter­net. O Mi­nis­té­rio da Defesa, a Agên­cia Bra­si­lei­ra de In­te­li­gên­cia (Abin) e re­pre­sen­tan­tes do Go­o­gle e do Fa­ce­bo­ok es­tão en­vol­vi­dos nas dis­cus­sões. Para Mo­ra­es, a re­gu­la­men­ta­ção não pro­vo­ca cen­su­ra, já que a Cons­ti­tui­ção pre­vê li­ber­da­de de ex­pres­são, mas com “res­pon­sa­bi­li­da­de”.

Do­ria ga­ran­te que não é agen­te 'fra­ci­o­na­dor' do PSDB

Ri­car­do Saud (de fren­te), ex-exe­cu­ti­vo da J&F, na CPI da JBS: ne­nhu­ma res­pos­ta, só um de­sa­ba­fo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.