Vac­ca­ri: pe­na re­vis­ta de 10 pa­ra 24 anos.

Jornaldodia - - POLÍTICA -

Pe­la pri­mei­ra vez, o ex-te­sou­rei­ro do PT, João Vac­ca­ri Ne­to, per­deu um re­cur­so no Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4ª Re­gião (TRF-4). Em de­ci­são unâ­ni­me, a Cor­te, que jul­ga re­cur­sos da La­va-Ja­to, re­sol­veu au­men­tar sua pe­na de 10 pa­ra 24 anos. Vac­ca­ri foi con­de­na­do por cor­rup­ção pas­si­va pe­lo juiz Sér­gio Mo­ro em fev2017, por ter re­ce­bi­do pro­pi­na do es­ta­lei­ro Kep­per Fels, em con­tra­tos com a Se­te Bra­sil, no fi­nan­ci­a­men­to de son­das do pré-sal.

Pe­nas re­du­zi­das pa­ra Ar­gel­lo e Léo Pi­nhei­ro

Em jul­ga­men­to on­tem, a 8ª Tur­ma do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4ª Re­gião (TRF-4) re­du­ziu as pe­nas do ex-se­na­dor Gim Ar­gel­lo (PTB-DFR), do ex-pre­si­den­te da OAS, Léo Pi­nhei­ro, e de ou­tros dois con­de­na­dos pe­lo juiz Sér­gio Mo­ro. Ar­gel­lo, con­de­na­do a 19 anos de pri­são por cor­rup­ção pas­si­va e la­va­gem de di­nhei­ro, te­ve sua pe­na re­du­zi­da pa­ra 11 anos e oi­to me­ses de re­clu­são. Já Pi­nhei­ro, sen­ten­ci­a­do a oi­to anos e dois me­ses, te­ve a pe­na al­te­ra­da pa­ra 5 anos, 6 me­ses e 3 di­as. Ele foi con­de­na­do por cor­rup­ção ati­va e la­va­gem de di­nhei­ro.

Gil­mar nega cen­su­ra no es­for­ço con­tra

ter­mo de co­o­pe­ra­ção en­tre o TSE e o Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Tec­no­lo­gia da In­for­ma­ção (ITI) pa­ra ser­vi­ços bi­o­mé­tri­cos.

Shé­ri­dan acu­sa­da por com­pra de vo­tos

Re­la­to­ra da re­for­ma po­lí­ti­ca na Câ­ma­ra, a de­pu­ta­da Shé­ri­dan Oli­vei­ra (PsDB-RR) foi de­nun­ci­a­da on­tem pe­la Co­mi­tê am­plo de­ve reu­nir es­pe­ci­a­lis­tas pro­cu­ra­do­ra-ge­ral da Re­pú­bli­ca, em in­ter­net, pa­ra Ra­quel Dod­ge. Shé­ri­dan apre­ci­ar a pro­li­fe­ra­ção de no­tí­ci­as te­ria com­pra­do vo­tos em fa­vor fal­sas — fa­ke news — na de seu ex-ma­ri­do, o en­tão cam­pa­nha elei­to­ral de 2018, go­ver­na­dor Jo­sé de An­chi­e­ta dis­se on­tem o pre­si­den­te do Jú­ni­or (PSDB), que ten­tou Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (com su­ces­so) a re­e­lei­ção em (TSE), mi­nis­tro Gil­mar Men­des. 2010. Dod­ge afir­ma que Ele tam­bém ga­ran­tiu que Shé­ri­dan, na épo­ca se­cre­tá­ria as es­tra­té­gi­as pa­ra bar­rar as de Pro­mo­ção Hu­ma­na, te­ria fa­ke news não re­pre­sen­ta cen­su­ra. ofe­re­ci­do van­ta­gens a mo­ra­do­res, “Qu­e­re­mos que to­da a sociedade em Boa Vis­ta, pa­ra ob­ter par­ti­ci­pe des­se es­for­ço”, vo­tos pa­ra o go­ver­na­dor. Te­ria dis­se o mi­nis­tro, de­pois ofe­re­ci­do ins­cri­ção em pro­gra­ma de ce­rimô­nia em que foi as­si­na­do so­ci­al e qui­ta­ção de

mul­tas de trân­si­to.

Pro­cu­ra­do­ra con­tra au­to­no­mia à PF

Em no­ta en­vi­a­da on­tem à Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça (CCJ) da Câ­ma­ra, a pro­cu­ra­do­ra-ge­ral Ra­quel Dod­ge ma­ni­fes­tou-se con­tra a Pro­pos­ta de Emen­da Cons­ti­tu­ci­o­nal (PEC) 412/09, que pre­ten­de dar au­to­no­mia à Po­lí­cia Fe­de­ral (PF), atu­al­men­te su­bor­di­na­do ao Mi­nis­té­rio da Jus­ti­ça. Pa­ra Dod­ge, há “uma si­tu­a­ção cla­ra em que um quinto po­der res­sur­gi­ria des­se mo­de­lo cons­ti­tu­ci­o­nal”. Se­gun­do ela, a au­to­no­mia da PF te­ria o po­ten­ci­al de ame­a­çar o pró­prio Es­ta­do De­mo­crá­ti­co de Di­rei­to.

Ra­quel Dod­ge con­tra o "5º po­der": a Po­lí­cia Fe­de­ral.

Ex-te­sou­rei­ro do PT, João Vac­ca­ri Ne­to: mais 14 anos a cum­prir, por propinas do pré-sal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.