Trump na Chi­na: fo­co no co­mér­cio e na Co­reia do Nor­te.

Jornaldodia - - INTERNACIONAL -

Os lí­de­res das du­as mai­o­res eco­no­mi­as do mun­do — Do­nald Trump, EUA, e Xi Jin­ping, Chi­na — terão dois dias de reu­niões com fo­co nas ques­tões co­mer­ci­ais e no pro­gra­ma nu­cle­ar da Co­reia do Nor­te. Trump foi re­ce­bi­do on­tem em Pe­quim por al­tos dig­ni­tá­ri­os chi­ne­ses e nor­te-ame­ri­ca­nos. An­tes dos en­con­tros de tra­ba­lho, o pre­si­den­te e a mu­lher, Me­la­nia, vi­si­ta­ram a Ci­da­de Proi­bi­da, o com­ple­xo im­pe­ri­al chi­nês si­tu­a­do na ca­pi­tal, Pe­quim, em com­pa­nhia do pre­si­den­te Xi Jin­ping e a es­po­sa.

Ca­ta­lães pro­tes­tam con­tra pri­são de lí­de­res

Mi­lha­res de pes­so­as saí­ram on­tem às ru­as de Bar­ce­lo­na e ou­tras ci­da­des ca­ta­lãs em pro­tes­to pe­la de­ten­ção de lí­de­res se­pa­ra­tis­tas. Os ma­ni­fes­tan­tes blo­que­a­ram cer­ca de 60 es­tra­das du­ran­te al­gu­mas ho­ras, se­gun­do o ser­vi­ço de transportes da Ca­ta­lu­nha. Al­gu­mas uni­ver­si­da­des fe­cha­ram as por­tas — as­sim, mui­tos es­tu­dan­tes pu­de­ram par­ti­ci­par dos pro­tes­tos. Du­as or­ga­ni­za­ções se­pa­ra­tis­tas or­ga­ni­zam um mo­vi­men­to de gre­ve, ali­a­do ao pro­tes­to con­tra o decreto-lei que fa­ci­li­ta a trans­fe­rên­cia da se­de das em­pre­sas den­tro da Es­pa­nha.

Ve­ne­zu­e­la: mo­va lei con­tra opo­si­ção.

A As­sem­bleia Cons­ti­tuin­te da Ve­ne­zu­e­la apro­vou on­tem uma lei que pre­vê pe­na de pri­são de até 20 anos para quem “ins­ti­gar o ódio”. No ca­so de emis­so­ras de TV ou rá­dio, a pu­ni­ção se­rá a per­da das con­ces­sões. A me­di­da proí­be que os ve­ne­zu­e­la­nos es­pa­lhem qual­quer men­sa­gem “que cons­ti­tua pro­pa­gan­da a fa­vor da gu­er­ra ou fa­ça apo­lo­gia ao ódio na­ci­o­nal” pe­la TV, rá­dio ou mí­di­as so­ci­ais. O pre­si­den­te Ni­co­lás Ma­du­ro e seus ali­a­dos cos­tu­mam acu­sar a opo­si­ção de pro­mo­ver o ódio.

Os opo­si­to­res acre­di­tam que a no­va lei se­rá usa­da para ca­lar

A em­pre­sá­ria bra­si­lei­ra ad­ver­sá­ri­os po­lí­ti­cos e mei­os

Mar­ga­reth She­pard, nas­ci­da em de co­mu­ni­ca­ção de opo­si­ção.

Inhu­mas, Goías, foi elei­ta ve­re­a­do­ra em Fra­mingham, uma pe­que­na ci­da­de do Es­ta­do de Mas­sa­chu­setts, EUA. Ela ocu­pa­rá um car­go que ne­nhum bra­si­lei­ro ja­mais ocu­pou no país. Mar­ga­reth co­me­çou a vi­da nos EUA há 25 anos co­mo ba­bá e fa­xi­nei­ra. Ago­ra é do­na de uma em­pre­sa de lim­pe­za re­si­den­ci­al. Ela diz que seu objetivo é in­cen­ti­var a co­mu­ni­da­de bra­si­lei­ra a par­ti­ci­par ati­va­men­te da vi­da po­lí­ti­ca nos EUA, atu­an­do em fa­vor dos imi­gran­tes.

EUA vol­tam a fe­char as por­tas para Cu­ba

O pre­si­den­te Do­nald Trump es­tá re­ver­ten­do o pro­ces­so de re­a­pro­xi­ma­ção a Cu­ba ini­ci­a­do por Ba­rack Oba­ma. On­tem, fo­ram anun­ci­a­das no­vas san­ções con­tra em­pre­sas e en­ti­da­des cu­ba­nas, in­for­mou o De­par­ta­men­to do Te­sou­ro. Os ame­ri­ca­nos es­tão proi­bi­dos de re­a­li­zar tran­sa­ções fi­nan­cei­ras di­re­tas com as en­ti­da­des e em­pre­sas in­cluí­das em ex­ten­sa lis­ta. O no­vo pa­co­te tam­bém afe­ta as vi­si­tas a Cu­ba: “As vi­a­gens in­di­vi­du­ais sem ra­zões edu­ca­ci­o­nais ou aca­dê­mi­cas não se­rão mais au­to­ri­za­das”.

Pri­mei­ra ve­re­a­do­ra bra­si­lei­ra elei­ta nos EUA

To­dos ins­ti­gam ódio na Ve­ne­zu­e­la. Menos Ma­du­ro.

Pro­tes­to dos ca­ta­lães pe­la de­ten­ção de lí­de­res se­pa­ra­tis­tas: 60 es­tra­das blo­que­a­das du­ran­te al­gu­mas ho­ras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.