Com no­va PEC, abor­to po­de ser res­trin­gi­do.

Jornaldodia - - GERAL -

Em ses­são tu­mul­tu­a­da, on­tem, em Co­mis­são Es­pe­ci­al da Câ­ma­ra, foi apro­va­do o tex­to da Proposta de Emen­da à Cons­ti­tui­ção (PEC) que, na prá­ti­ca, po­de le­var à proi­bi­ção do abor­to. A PEC ale­ga a dig­ni­da­de da pes­soa e in­vi­o­la­bi­li­da­de do di­rei­to à vi­da, res­pei­ta­dos desde a con­cep­ção e não, co­mo é ho­je, após o nas­ci­men­to. O tex­to ori­gi­nal fa­la­va so­bre a am­pli­a­ção da li­cen­ça-ma­ter­ni­da­de em ca­so de be­bês pre­ma­tu­ros. O re­la­tor da proposta, Jorge Ta­deu Mu­da­lem (DEM-SP), no en­tan­to, sob in­fluên­cia da ban­ca­da evan­gé­li­ca, e al­te­rou o tex­to.

Fi­es vai per­mi­tir re­ne­go­ci­a­ção

Foi apro­va­do no Se­na­do a MP do no­vo pro­gra­ma de Fi­nan­ci­a­men­to Es­tu­dan­til (Fi­es). Os es­tu­dan­tes com con­tra­tos em atra­so po­de­rão re­ne­go­ci­ar os dé­bi­tos. Ou­tra mu­dan­ça é que não haverá mais ca­rên­cia de 18 me­ses para o es­tu­dan­te co­me­çar a pa­gar o cré­di­to, após o fim do cur­so. Co­mo os se­na­do­res não al­te­ra­ram o tex­to da Câ­ma­ra, a MP se­gue para san­ção do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer.

Mui­tas mu­dan­ças no ti­me de Ti­te

Já es­tão em Lille, na Fran­ça, os jo­ga­do­res da Seleção que en­fren­tam, ama­nhã, em amis­to­so, o Ja­pão. A Seleção Bra­si­lei­ra pas­sou três dias em Pa­ris. No trei­no de on­tem, ain­da em Pa­ris (Parc des Prin­ces), o téc­ni­co Ti­te fez uma sé­rie de mu­dan­ças — Thi­a­go Sil­va fi­ca­rá ao la­do de Je­mer­son, Da­ni­lo na la­te­ral di­rei­ta e um meio cam­po com Giu­li­a­no e Fer­nan­di­nho ao la­do de Ca­se­mi­ro. Wil­li­an se­rá o ca­pi­tão — o 14º di­fe­ren­te em 16 jo­gos com Ti­te.

Fin­nair vai pe­sar pas­sa­gei­ros

Nes­ta semana, a com­pa­nhia aé­rea Fin­nair, da Fin­lân­dia, co­me­çou a pe­sar al­go mais além das ba­ga­gens: os pró­pri­os pas­sa­gei­ros. Ao con­trá­rio do que se es­pe­cu­lou, o peso não in­flu­en­ci­a­rá o pre­ço da pas­sa­gem. A em­pre­sa ga­ran­te que o pro­ce­di­men­to bus­ca de­ter­mi­nar o peso to­tal a ser trans­por­ta­do e, as­sim, cal­cu­lar a quan­ti­da­de ne­ces­sá­ria de com­bus­tí­vel para ca­da voo. Ou­tro objetivo é ava­li­ar se o peso pa­drão de­ter­mi­na­do pe­la Agên­cia Eu­ro­peia de Aviação Ci­vil (Ea­sa) es­tá de acor­do com a re­a­li­da­de do país. A Ea­sa con­si­de­ra que, em mé­dia, ho­mens pe­sam 84,6 kg; mu­lhe­res, 66,6 kg; e cri­an­ças, 30,7 kg.

Ur­sa Marsha: de Te­re­si­na PI para Jun­di­aí SP.

Ca­lo­ren­ta, a ur­sa par­da Marsha vi­ve no zo­o­bo­tâ­ni­co de Te­re­si­na PI desde 2011 e não aguen­ta mais. On­tem, a Justiça veio em seu so­cor­ro. O juiz fe­de­ral Fre­de­ri­co Bo­te­lho de Bar­ros Vi­a­na, 4ª Va­ra Cí­vel da Ses­são Ju­di­ciá­ria do Dis­tri­to Fe­de­ral, au­to­ri­zou a trans­fe­rên­cia para o san­tuá­rio de ani­mais As­so­ci­a­ção Ma­ta Ci­li­ar em Jun­di­aí SP. Em ação po­pu­lar, a Con­fe­de­ra­ção Bra­si­lei­ra de Pro­te­ção Ani­mal ar­gu­men­tou que a ur­sa es­tá de­bi­li­ta­da, sem se ali­men­tar cor­re­ta­men­te (tem si­do ali­men­ta­da com ra­ção de ca­chor­ro) e sub­me­ti­do aos 40º C de Te­re­si­na.

Com o peso dos pas­sa­gei­ros, a Fin­nair vai cal­cu­lar o com­bus­tí­vel.

Wil­li­an (à es­quer­da): 14º ca­pi­tão em 16 jo­gos da Seleção. Ama­nhã, o Bra­sil en­fren­ta o Ja­pão, na Fran­ça.

Ur­sa par­da Marsha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.