Che­ga de ac­ne!

Malu - - Bem-estar -

Não são só os tra­ta­men­tos ex­ter­nos, co­mo cre­mes e téc­ni­cas der­ma­to­ló­gi­cas, que ser­vem pa­ra eli­mi­nar e pre­ve­nir a ac­ne, é pos­sí­vel tam­bém as eli­mi­nar de den­tro pa­ra fo­ra.

Ali­men­ta­ção

A nu­tri­ci­o­nis­ta Elaine de Pá­dua ex­pli­ca que al­guns ali­men­tos po­dem aju­dar a eli­mi­nar a ac­ne, ou fa­zê­lá di­mi­nuir de ta­ma­nho e ou­tros tam­bém po­dem co­la­bo­rar pa­ra que ela apa­re­ça. “Qu­em não tem o há­bi­to de in­ge­rir fru­tas, ver­du­ras e le­gu­mes e in­ge­rem al­tas quan­ti­da­des de ali­men­tos ri­cos em fa­ri­nha re­fi­na­da, cho­co­la­te e pro­du­tos in­dus­tri­a­li­za­dos cos­tu­ma ter uma pe­le pi­or do que aque­les que man­têm um car­dá­pio ba­lan­ce­a­do. De­ve­mos con­su­mir com mo­de­ra­ção ali­men­tos in­dus­tri­a­li­za­dos com al­to te­or de con­ser­van­tes, co­ran­tes, aro­ma­ti­zan­tes e sal, além de to­mar cui­da­do com fri­tu­ras e em­bu­ti­dos”, con­ta.

Es­tá com­pro­va­do!

Se­gun­do um es­tu­do pu­bli­ca­do no Jour­nal of Ame­ri­can Aca­demy of Der­ma­to­logy, pes­so­as que in­ge­rem car­boi­dra­tos re­fi­na­dos e açú­car po­dem pi­o­rar o qua­dro de ac­ne, prin­ci­pal­men­te pa­ra qu­em já tem o his­tó­ri­co da do­en­ça. “A ra­zão se de­ve por cul­pa do ín­di­ce gli­cê­mi­co, já que ali­men­tos com al­to IG au­men­tam as ta­xas de gli­co­se no san­gue, o que ele­va a pro­du­ção de in­su­li­na e que em ex­ces­so au­men­ta a ta­xa de gor­du­ra cor­po­ral cau­san­do um de­se­qui­lí­brio or­gâ­ni­co”, diz a nu­tri­ci­o­nis­ta.

Nu­tri­en­tes es­sen­ci­ais

A es­pe­ci­a­lis­ta re­co­men­da pa­ra a pre­ven­ção e tra­ta­men­to da ac­ne o consumo de vi­ta­mi­na C (ma­mão, goi­a­ba, sal­si­nha, pi­men­tão, ace­ro­la, bró­co­lis, to­ma­te) e be­ta­ca­ro­te­no, (ce­nou­ra, abó­bo­ra), que são os nu­tri­en­tes com mai­or ação an­ti­o­xi­dan­te en­con­tra­dos. Elaine re­co­men­da tam­bém a in­ges­tão de zin­co, de­vi­do a ação an­ti-in­fla­ma­tó­ria (fru­tos do mar, ovos, se­men­te de abó­bo­ra, de gi­ras­sol) e cro­mo, de­vi­do a di­mi­nui­ção da re­sis­tên­cia à in­su­li­na (uva, pas­sas, ce­re­ais in­te­grais). "O consumo de vi­ta­mi­na B6 tam­bém é re­co­men­da­do por­que ele equi­li­bra o me­ta­bo­lis­mo hor­mo­nal, as­sim co­mo a vi­ta­mi­na B2, que con­tro­la a ole­o­si­da­de da pe­le (ge­ma de ovo, ce­re­ais in­te­grais, fei­jão, so­ja, grão de bi­co, len­ti­lha)", diz Elaine.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.