AMAMENTAÇÃO X CÂN­CER DE MA­MA

Malu - - Saúde Da Mulher - Aces­se: www.ori­en­ta­vi­da. org.br/pen­se­ro­sa

Oa­lei­ta­men­to ma­ter­no pro­por­ci­o­na uma sé­rie de be­ne­fí­ci­os pa­ra os be­bês e as ma­mães. Pa­ra as mu­lhe­res, a amamentação con­tri­bui pa­ra a vol­ta do úte­ro ao seu ta­ma­nho nor­mal após a gra­vi­dez, di­mi­nuin­do o ris­co de he­mor­ra­gia após o par­to. Aju­da na per­da de pe­so mais ra­pi­da­men­te e re­duz as chan­ces de di­a­be­tes. Além dis­so, pes­qui­sas as­so­ci­am o alei­ta­men­to ma­ter­no à pre­ven­ção do cân­cer de ma­ma, úte­ro e de ová­rio. O gi­ne­co­lo­gis­ta e obs­te­tra Ro­dri­go da Ro­sa Fi­lho es­cla­re­ce o as­sun­to.

De que for­ma a amamentação aju­da a di­mi­nuir os ris­cos da do­en­ça?

“Es­tu­dos apon­tam que, du­ran­te a amamentação, a mu­lher dei­xa de so­frer as ações dos hormô­ni­os que po­dem cau­sar o cân­cer de ma­ma. O te­ci­do ma­má­rio so­fre al­te­ra­ções ce­lu­la­res que au­men­tam a fun­ci­o­na­li­da­de da cé­lu­la, o que, com o pas­sar do tempo, po­de re­du­zir o ris­co de de­sen­vol­ver a do­en­ça.”

As mu­lhe­res que pas­sam ou pas­sa­ram pe­la do­en­ça de­vem fi­car mais aten­tas à amamentação?

“As mães com di­ag­nós­ti­co de cân­cer de ma­ma po­dem ama­men­tar, des­de que es­te­jam cli­ni­ca­men­te bem e não es­ti­ve­rem pas­san­do por qui­mi­o­te­ra­pia ou ra­di­o­te­ra­pia. In­clu­si­ve, mães mas­tec­to­mi­za­das de uma ma­ma po­dem ama­men­tar com a ou­tra. O im­por­tan­te é sem­pre se­guir ori­en­ta­ção mé­di­ca.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.