Ades­tra­men­to po­si­ti­vo: o que é?

Malu - - Meu pet, minha vida -

O ades­tra­men­to é um pro­ces­so im­por­tan­te pa­ra a ade­qua­ção do com­por­ta­men­to de mui­tos pets ao am­bi­en­te fa­mi­li­ar ou so­ci­al. Exis­tem di­fe­ren­tes for­mas de se exe­cu­tar o tra­ba­lho com os bi­chi­nhos, sen­do o ades­tra­men­to po­si­ti­vo uma de­las.

O que é?

Tra­ta-se de uma téc­ni­ca ba­se­a­da na re­com­pen­sa ime­di­a­ta a um com­por­ta­men­to ade­qua­do do ani­mal. Por exem­plo, sem­pre que ele acer­tar o lo­cal de­sig­na­do pa­ra fa­zer xi­xi ou re­a­li­zar co­man­dos no­vos es­pon­ta­ne­a­men­te, o pet po­de­rá ser re­com­pen­sa­do com pe­tis­cos, brin­que­dos e, so­bre­tu­do, mui­to ca­ri­nho.

Fun­ci­o­na mes­mo!

Com efi­cá­cia com­pro­va­da, a téc­ni­ca não en­vol­ve pu­ni­ções, co­mo nas mo­da­li­da­des mais tra­di­ci­o­nais. “Mes­mo quan­do o pet de­so­be­de­cer a al­gum comando, o se­gre­do é ig­no­rar a fa­lha e fo­car ape­nas nas ati­tu­des po­si­ti­vas. Cer­ta­men­te, is­so o mo­ti­va­rá a re­pro­du­zir per­ma­nen­te­men­te os bons há­bi­tos”, des­ta­ca o ve­te­ri­ná­rio Már­cio Wald­man.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.