Saú­de na fei­ra

Ali­men­tos que com­ba­tem di­a­be­tes, co­les­te­rol, cân­cer...

Malu - - Seu Corpo -

Ao con­trá­rio do que mui­tas pes­so­as pen­sam, cui­dar da saú­de não exi­ge tan­to es­for­ço as­sim – e nem mui­to di­nhei­ro! Uma das for­mas mais sim­ples é apro­vei­tan­do su­as re­fei­ções pa­ra con­su­mir ali­men­tos que são ver­da­dei­ros re­mé­di­os vin­dos da na­tu­re­za. Além de ga­ran­tir os nu­tri­en­tes ne­ces­sá­ri­os pa­ra o bom fun­ci­o­na­men­to do or­ga­nis­mo, eles ain­da pre­vi­nem e até tra­tam do­en­ças! Por is­so, Ma­lu se­le­ci­o­nou ali­men­tos pa­ra vo­cê in­cluir em seu car­dá­pio e fi­car lon­ge da far­má­cia!

Agrião

É fon­te de vi­ta­mi­nas A,C e do com­ple­xo B. “Tem ain­da, em bo­as quan­ti­da­des, mi­ne­rais co­mo io­do, en­xo­fre, fós­fo­ro e fer­ro. Eles são im­por­tan­tes pa­ra o fun­ci­o­na­men­to da glân­du­la ti­re­oi­de, evi­tam a fa­di­ga men­tal e es­tão li­ga­dos à pro­du­ção de gló­bu­los ver­me­lhos do san­gue”, in­di­ca Lu­a­na Vas­con­ce­los, nu­tri­ci­o­nis­ta clí­ni­ca fun­ci­o­nal.

Ba­ta­ta-do­ce

Com bai­xo ín­di­ce gli­cê­mi­co e boa fon­te de fi­bra di­e­té­ti­ca, ela ga­ran­te uma ab­sor­ção mais len­ta pe­lo or­ga­nis­mo e evi­ta pi­cos de gli­co­se, aju­dan­do no com­ba­te ao di­a­be­tes. Tam­bém con­tém vi­ta­mi­na A, que me­lho­ra a vi­são e a qua­li­da­de da pe­le; e al­tos ní­veis de vi­ta­mi­nas C, E e B6, que au­xi­li­am na saú­de do co­ra­ção e do cé­re­bro.

Be­rin­je­la

O ve­ge­tal tem uma subs­tân­cia cha­ma­da sa­po­ni­na, que que­bra as mo­lé­cu­las de gor­du­ra pre­sen­tes no san­gue e im­pe­de o or­ga­nis­mo de ab­sor­vê-la, sen­do be­né­fi­ca no com­ba­te ao co­les­te­rol. “Por ser cheia de subs­tân­ci­as an­ti­o­xi­dan­tes, a be­rin­je­la re­duz os ra­di­cais li­vres que ata­cam as cé­lu­las”, apon­ta a nu­tri­ci­o­nis­ta Pau­la Cas­ti­lho.

Cas­ta­nha-do-pa­rá

É ri­ca em se­lê­nio, além de pos­suir ou­tros mi­ne­rais co­mo fer­ro e zin­co. Ela tam­bém re­duz a re­sis­tên­cia à in­su­li­na e, as­sim, a gli­co­se não fi­ca em ex­ces­so no san­gue, evi­tan­do o acú­mu­lo de gor­du­ra no abdô­men. “Uma cas­ta­nha por dia ga­ran­te a quan­ti­da­de de se­lê­nio ne­ces­sá­ria, com­ba­ten­do o en­ve­lhe­ci­men­to ce­lu­lar e ga­ran­tin­do uma vi­da lon­ga e sau­dá­vel”, des­ta­ca a nu­tri­ci­o­nis­ta Ju­li­a­na de Luc­ca.

La­ran­ja

A vi­ta­mi­na C, pre­sen­te na fru­ta, au­xi­lia no pro­ces­so di­ges­ti­vo, além do cál­cio, mag­né­sio, po­tás­sio e vi­ta­mi­nas do com­ple­xo B, que aju­dam na saú­de dos os­sos e dos músculos. Tam­bém con­tém boa quan­ti­da­de de fi­bras, co­mo a pec­ti­na. “Es­sa subs­tân­cia dá uma for­ci­nha na re­du­ção do co­les­te­rol ruim e retarda a ab­sor­ção de gli­co­se­pe­lo san­gue”, res­sal­ta a nu­tri­ci­o­nis­ta Már­cia Dal Me­di­co.

Re­po­lho

A ver­du­ra tem boa quan­ti­da­de de fi­bras ali­men­ta­res que, quan­do con­su­mi­das com re­gu­la­ri­da­de, di­mi­nu­em o ris­co de cân­cer, co­mo o de ma­ma e de có­lon, e melhoram o fun­ci­o­na­men­to in­tes­ti­nal. “Ou­tras subs­tân­ci­as pre­sen­tes no re­po­lho es­ti­mu­lam a pro­du­ção de en­zi­mas pro­te­to­ras con­tra a for­ma­ção de tu­mo­res”, res­sal­ta a nu­tri­ci­o­nis­ta Grei­ce Ca­ro­li­ne Bag­gio.

Uva

A fru­ta é al­ta­men­te ri­ca em vi­ta­mi­nas, sais mi­ne­rais e fi­bras, que tam­bém são nu­tri­en­tes in­dis­pen­sá­veis à saú­de. A pre­sen­ça des­ses com­po­nen­tes faz de­la uma gran­de fon­te de saú­de pa­ra di­ver­sas áre­as do or­ga­nis­mo. Seus be­ne­fí­ci­os vão des­de a pro­te­ção do sis­te­ma car­di­o­vas­cu­lar até o bom fun­ci­o­na­men­to do in­tes­ti­no. “Por ser ri­ca em an­ti­o­xi­dan­tes e fla­vo­noi­des, a uva es­tá as­so­ci­a­da à di­mi­nui­ção do co­les­te­rol”, ex­pli­ca a nu­tri­ci­o­nis­ta Elai­ne Sil­va Pe­rei­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.