Pais e fi­lhos

Malu - - Bem-estar -

O psi­qui­a­tra Iça­mi Ti­ba, ao en­si­nar so­bre re­la­ção de pais e fi­lhos, cos­tu­ma usar a ex­pres­são “ge­ra­ção asa e pes­co­ço”.

No pas­sa­do, era co­mum a so­ci­e­da­de dar pri­o­ri­da­de aos pais nas di­ver­sas si­tu­a­ções do dia a dia. Nas re­fei­ções, por exem­plo, a me­lhor car­ne fi­ca­va para os adul­tos, daí a ori­gem da ex­pres­são usa­da por Iça­mi.

Po­rém, ho­je es­sa re­la­ção es­tá in­ver­ti­da. Os pais do­am tu­do aos fi­lhos, sem re­fle­xão ou crí­ti­ca. As­sim, aca­bam cri­an­do fi­lhos ti­ra­nos, que con­se­guem tu­do com bir­ra e ex­tor­são.

Para Iça­mi, o ve­lho di­ta­do “Quem ama cui­da” de­ve dar lu­gar ao “Quem ama edu­ca”. • O Es­pi­ri­tis­mo nos lem­bra de que nos­sos fi­lhos são es­pí­ri­tos que tra­zem vir­tu­des e pai­xões in­fe­ri­o­res de ou­tras exis­tên­ci­as. Ca­be a nós au­xi­liá-los na con­so­li­da­ção das pri­mei­ras e no com­ba­te às se­gun­das. • O Evan­ge­lho Se­gun­do o Es­pi­ri­tis­mo, o es­pí­ri­to de San­to Agos­ti­nho des­ta­ca que a ca­da pai e a ca­da mãe Deus per­gun­ta­rá: “Que fi­zes­te do fi­lho con­fi­a­do à vos­sa guar­da?”.

Pa­po es­pí­ri­ta Tâ­nia Fer­nan­des, di­vul­ga­do­ra do Es­pi­ri­tis­mo e au­to­ra do li­vro Dei­xe-me par­tir.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.