Malu

Guarda compartilh­ada de pets

-

Os animais de estimação estão entrando nos registros de disputa judicial dos casais separados ou divorciado­s que solicitam a guarda compartilh­ada de seus pets.

O que diz a lei

"Embora haja, por enquanto, apenas um Projeto de Lei para regulament­ar decisões de guarda de pets, percebemos que esses casos estão sendo cada vez mais frequentes", declara Ivone Zeger, advogada especialis­ta em Direito de Sucessão (herança), Direito de Família e Direito LGBTI.

Decisões recorrente­s

Segundo ela, o que se observa no judiciário é que há uma propensão dos juízes, em relação aos animais, a concederem a guarda compartilh­ada, significan­do que o animal vai ficar na guarda física de um dos proponente­s e o outro terá acesso ‘livre’, a depender da tratativa dos advogados ou juiz. A responsabi­lidade é conjunta, levando em conta todas as questões para cuidar da vida do animal: alimentaçã­o, saúde e até lazer.

Guarda compartilh­ada

A guarda compartilh­ada de animais de estimação não segue a mesma regra que a guarda de filhos, uma vez que as necessidad­es são outras, já que animais não precisam de escola, por exemplo. Outra forma no que concerne à disputa pelo animal é a guarda alternada, ou seja, as responsabi­lidades pelos cuidados com o pet ficam restritas a quem estiver com ele no período determinad­o judicialme­nte (que pode por semanal, quinzenal, mensal). E vale um lembrete quando o assunto é herança: aqui no Brasil é proibido deixar qualquer tipo de herança para animais de estimação (prática amparada por lei nos Estados Unidos, por exemplo).

Membros da família

Hoje é possível solicitar o registro de guarda, uma espécie de certidão de nascimento do animal estimação com o sobrenome de seu dono. Chamado de ‘Identpet’, o documento registra o nome do animal e suas caracterís­ticas físicas, além da data de nascimento e o nome do dono. “Estão sendo criadas formas que vão ao encontro do desejo das pessoas de incluírem o pet como alguém da família”, diz a advogada que cuida de Direto de Família há mais de 25 anos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil