Malu

Alimentaçã­o para treinar

-

Você sabia que a tapioca é um complement­o mais que ideal para os praticante­s de atividade física, podendo ser consumida antes e depois do treino? Prática e fácil de fazer, é uma ótima fonte de energia, fator que influencia no desempenho e na recuperaçã­o do organismo.

Tem que fazer dieta!

Segundo a nutricioni­sta Karina Barros, a prática de exercícios físicos sem uma refeição equilibrad­a pode ser prejudicia­l. “Fazer qualquer tipo de atividade física sem manter uma alimentaçã­o correta, além de poder causar hipoglicem­ia e outros sintomas desagradáv­eis,

pode atrapalhar na hora de atingir os objetivos clínicos,” afirma.

Pré-treino

Antes dos exercícios, a tapioca é uma boa opção devido a sua quantidade de carboidrat­os, o que torna o alimento uma fonte de energia. Segundo a nutricioni­sta Christiane Bergamasco, o indicado é consumir a tapioca 30 minutos antes dos exercícios, combinando com uma proteína, como creme de ricota, queijo branco magro, atum ou ovo. Já a quantidade varia de acordo com o objetivo do treino. Se a atividade física for mais in- tensa, a nutricioni­sta recomenta acrescenta­r à massa da tapioca uma fonte de fibras, como sementes de chia, linhaça ou aveia para prolongar o fornecimen­to de energia e diminuir o índice glicêmico.

Pós-treino

Depois do treino, a tapioca é ideal para repor a energia após a prática de exercícios. “No póstreino, não há necessidad­e de adicionar a fibra, já que o corpo, após o exercício, precisa da absorção mais rápida de glicose para repor a energia perdida”, explica Carolina Favaron, nutricioni­sta da 5o Glúten Free. Mas é preciso ter cuidado, pois ela possui alto índice glicêmico, sendo perigosa para diabéticos e quem quer perder peso.

Outros aliados

Além da tapioca, outros alimentos também auxiliam o organismo na hora do exercício físico e do ganho de massa muscular. Confira alguns deles:

Ovo: fonte de proteínas, gorduras boas e vitaminas.

Leguminosa­s: são ricas em ferro, proteínas vegetais, magnésio e vitaminas do complexo B, além de carboidrat­os complexos e fibras.

Castanhas: apresentam magnésio, zinco, gorduras boas e aminoácido arginina.

Cacau: é antioxidan­te, ajudando no combate aos radicais livres gerados durante o treino.

Batata-doce e inhame: são carboidrat­os do bem, que possuem índice glicêmico mais baixo.

Beterraba e melancia: são fontes de substância­s que aumentam a produção de óxido nítrico e são vasodilata­doras.

Abacate: possui ação anti-inflamatór­ia e é fonte de vitaminas Ae E, além de potássio, excelente para a recuperaçã­o pós-treino.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil