Bra­si­lei­ros x di­nhei­ro

Malu - - Seu dinheiro -

Com o ob­je­ti­vo de mos­trar a im­por­tân­cia da educação fi­nan­cei­ra nas em­pre­sas, a Associação Bra­si­lei­ra de Edu­ca­do­res Fi­nan­cei­ros (ABEFIN) di­vul­gou uma pes­qui­sa iné­di­ta so­bre a saúde fi­nan­cei­ra dos tra­ba­lha­do­res bra­si­lei­ros. Em par­ce­ria com a Uni­camp e o Ins­ti­tu­to Ax­xus fo­ram en­tre­vis­ta­dos 2.000 fun­ci­o­ná­ri­os de cem em­pre­sas, dos mais di­fe­ren­tes ní­veis hi­e­rár­qui­cos, nos es­ta­dos de São Paulo, Rio de Ja­nei­ro, Mi­nas Ge­rais, Pa­ra­ná, Rio Gran­de do Sul, Bahia, Ce­a­rá, Ma­to Gros­so do Sul, Ama­zo­nas e Dis­tri­to Fe­de­ral.

Pa­ga­men­to de contas

A pes­qui­sa re­ve­lou que 85% dos co­la­bo­ra­do­res ou­vi­dos não con­se­guem pagar as contas em dia. 50,65% de­les par­ce­lam ape­nas as com­pras de mai­or va­lor e ou­tros 35% fa­zem par­ce­la­men­tos em to­das as oca­siões e ain­da re­cor­re­rem a li­nhas de cré­di­to. Ape­nas 14% dos dos en­tre­vis­ta­dos con­se­guem ar­car com as des­pe­sas e pagam com­pras à vis­ta.

Di­fi­cul­da­des de pla­ne­ja­men­to

Ain­da de acor­do com a pes­qui­sa, ape­nas 16% dos co­la­bo­ra­do­res ou­vi­dos con­se­guem pagar su­as contas com o sa­lá­rio men­sal e pla­ne­jam seus gas­tos com an­te­ce­dên­cia. Por outro la­do, 84% dos en­tre­vis­ta­dos en­fren­tam di­fi­cul­da­des para li­dar com o di­nhei­ro, so­frem pre­juí­zos ou não en­ten­dem de fi­nan­ças. O re­sul­ta­do, é cla­ro, são dí­vi­das, e pro­por­ci­o­nal­men­te quan­to mai­o­res elas fo­rem, menor se­rá o ren­di­men­to dos co­la­bo­ra­do­res.

Pa­la­vra do es­pe­ci­a­lis­ta

“Fa­zer par­ce­la­men­tos em si não é um pro­ble­ma, des­de que se te­nha a cons­ci­ên­cia de que po­de­rá hon­rar o com­pro­mis­so com es­sas par­ce­las. O da­do que mais pre­o­cu­pa é que a maioria dos tra­ba­lha­do­res não têm con­tro­le das fi­nan­ças, o que po­de ge­rar ina­dim­plên­cia. A educação fi­nan­cei­ra vem para sa­nar es­se pro­ble­ma e se faz ca­da dia mais ur­gen­te den­tro das em­pre­sas”, res­sal­ta Rei­nal­do Domingos, pre­si­den­te da ABEFIN.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.