WhatsApp Gold e ví­rus em ví­deo

Malu - - Mundo virtual -

Du­as men­sa­gens andam cir­cu­lan­do pe­la web: a pri­mei­ra fa­la so­bre a atu­a­li­za­ção de um apli­ca­ti­vo cha­ma­do “WhatsApp Gold”. A se­gun­da aler­ta so­bre um ví­deo con­ta­mi­na­do com um ví­rus ca­paz de des­truir o apa­re­lho de quem o as­sis­te. Mas aten­ção: as du­as his­tó­ri­as são falsas.

App ine­xis­ten­te

• Nas lo­jas de apps para ce­lu­la­res Ap­ple ou An­droid, não exis­te ne­nhum apli­ca­ti­vo cha­ma­do “WhatsApp Gold”. E não é seguro cli­car em ne­nhum link que pos­sa acom­pa­nhar a men­sa­gem, pois po­de se tra­tar de phishing, uma for­ma de roubo de dados vir­tu­ais.

• A as­ses­so­ria de im­pren­sa do Whatsapp no Brasil lem­bra que nun­ca en­via men­sa­gens di­re­tas aos usuá­ri­os. Tam­bém rei­te­ra que o apli­ca­ti­vo é gra­tui­to.

Nada de ví­rus

• Ape­nas ro­dar um ví­deo nos seus dis­po­si­ti­vos tam­bém não fa­rá o usuá­rio con­trair um ví­rus. Mas é sem­pre pre­ci­so aten­ção para não cli­car em links ma­li­ci­o­sos.

• O fal­so tex­to con­ti­nha um có­di­go que re­a­li­za­va um ataque por en­ge­nha­ria so­ci­al re­di­re­ci­o­nan­do o usuá­rio para pá­gi­nas de as­si­na­tu­ras de ser­vi­ços pa­gos. Ou se­ja, não era exa­ta­men­te um ví­rus, mas uma for­ma de ex­trair di­nhei­ro dos usuá­ri­os me­nos aten­tos.

Man­de sua per­gun­ta ou su­ges­tão para ma­lu@as­tral.com.br

Aqui vo­cê fi­ca sa­ben­do o que é ver­da­de e o que é men­ti­ra no mundo das notícias da in­ter­net Ma­lu in­ves­ti­ga

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.