Hormô­ni­os x boa ida­de

Malu - - Relacionamento - Va­lé­ria Wal­fri­do é pro­fes­so­ra, te­ra­peu­ta se­xu­al e au­to­ra de li­vros so­bre se­xu­a­li­da­de. Si­te www.va­le­ri­awal­fri­do.com

• A di­mi­nui­ção dos ní­veis hor­mo­nais é um fa­to que ocor­re com to­das as mu­lhe­res e se ini­cia por volta dos 40 anos até a vin­da da me­no­pau­sa, en­tre os 50 e 55 anos.

• Al­gu­mas mu­lhe­res po­dem apre­sen­tar si­nais nas fa­ses do cli­ma­té­rio e na me­no­pau­sa, co­mo: an­si­e­da­de, de­pres­são, fa­di­ga, ir­ri­ta­bi­li­da­de, per­da de memória, insô­nia, fo­ga­chos (on­das de ca­lor), ver­me­lhi­dão fa­ci­al, al­te­ra­ções uro­ge­ni­tais (es­trei­ta­men­to e per­da de elas­ti­ci­da­de va­gi­nal, res­se­ca­men­to ou re­du­ção das se­cre­ções), di­mi­nui­ção do desejo se­xu­al e per­da de mas­sa ós­sea.

• Nes­sa fa­se, o se­xo de­ve ser en­ca­ra­do co­mo uma par­ce­ria en­tre o ca­sal, se­guin­do em frente com a prá­ti­ca de exer­cí­cio fí­si­co, ali­men­ta­ção sau­dá­vel, mas­sa­gens re­la­xan­tes, uso de lu­bri­fi­can­tes e brin­que­di­nhos e au­men­to do tem­po das pre­li­mi­na­res.

• O par­cei­ro tam­bém en­ve­lhe­ce. As­sim, os dois sen­ti­rão o pe­so do pas­sar dos anos. En­tão, apro­vei­te tu­do o que a vi­da ofe­re­ce e agra­de­ça por ca­da eta­pa. For­ta­le­ça a par­ce­ria e cum­pli­ci­da­de com seu ama­do. Dan­cem, brin­quem no parque, fa­çam vi­a­gens, ve­jam um pôr do sol, ca­mi­nhem des­cal­ços na praia. Is­so vai aju­dar no seu bem-estar e aju­da­rá vo­cês a te­rem um mo­men­to ín­ti­mo, pra­ze­ro­so e especial.

Man­de sua per­gun­ta ou su­ges­tão para ma­lu@as­tral.com.br

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.