Parou de fu­mar? Di­cas para não en­gor­dar!

Malu - - É possível! -

Mui­ta gen­te não sa­be, mas a maioria das pes­so­as que pa­ram de fu­mar cos­tu­mam en­gor­dar. Es­tu­dos mos­tram que is­so acontece por pos­suí­rem ma­ni­as e ne­ces­si­da­des de fa­zer al­go com a bo­ca e com as mãos, res­tan­do uma úni­ca saí­da: co­mer. Jun­to a is­so, com o cor­te do con­su­mo dos ci­gar­ros, os ex-fu­man­tes têm uma me­lho­ra no pa­la­dar e no ol­fa­to. Veja co­mo dri­blar es­se pro­ble­ma!

Saiba mais

“Ao pa­rar de fu­mar, os ex-fu­man­tes uti­li­zam os ali­men­tos da mesma for­ma que eles uti­li­za­vam o ci­gar­ro, se­ja para li­dar com o es­tres­se, es­ca­par do té­dio, da ten­são ou co­mo uma aju­da na in­te­gra­ção so­ci­al”, ex­pli­ca Fer­nan­da Al­fe­res, nu­tri­ci­o­nis­ta e res­pon­sá­vel pe­lo con­tro­le de qua­li­da­de da Uni Ali­men­tos. Se­gun­do uma pes­qui­sa fei­ta pe­lo Hospital Universitário da USP, a maioria das pes­so­as que pa­ram de fu­mar ga­nham en­tre 3 e 4 kg apro­xi­ma­da­men­te, po­rém uma par­ce­la de 10% ad­qui­re uma quan­ti­da­de avan­ta­ja­da de pe­so. Além dos novos há­bi­tos, a mudança de me­ta­bo­lis­mo e a an­si­e­da­de são os prin­ci­pais fa­to­res para as pes­so­as en­gor­da­rem nes­se pe­río­do.

Di­cas da nu­tri

Fer­nan­da ex­pli­ca que a ali­men­ta­ção ba­lan­ce­a­da é o pri­mei­ro pas­so para evitar o ga­nho de pe­so du­ran­te o pe­río­do de abs­ti­nên­cia. “Para uma ali­men­ta­ção sau­dá­vel, é pre­ci­so con­su­mir ali­men­tos que pos­su­am subs­tân­ci­as im­por­tan­tes para o bom fun­ci­o­na­men­to do or­ga­nis­mo, des­ta for­ma, o me­ta­bo­lis­mo do ex-fu­man­te vol­ta­rá a ter uma nor­ma­li­da­de e a di­e­ta não se­rá mais um sa­cri­fí­cio”, ex­pli­ca. Os prin­ci­pais ali­men­tos na ho­ra de ini­ci­ar a di­e­ta são os ri­cos em vi­ta­mi­nas, nu­tri­en­tes e car­boi­dra­tos. “O ci­gar­ro ge­ral­men­te dei­xa os fu­man­tes sem ape­ti­te, por is­so eles não pos­su­em uma ro­ti­na ali­men­tar. Uma di­ca para quem lar­gou o ví­cio é ter ho­rá­ri­os fi­xos para as re­fei­ções e tam­bém in­cluir ali­men­tos sau­dá­veis en­tre elas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.