Cas­tra­ção de cães

Malu - - Meu pet, minha vida -

A ci­rur­gia de cas­tra­ção con­sis­te na re­ti­ra­da das gô­na­das fe­mi­ni­nas e mas­cu­li­nas, que são res­pon­sá­veis pe­la re­pro­du­ção e pe­la pro­du­ção de hormô­ni­os se­xu­ais. Mas tra­ta-se de um cui­da­do que vai mui­to além da fun­ção con­tra­cep­ti­va. É uma ci­rur­gia im­por­tan­te pa­ra o bem-es­tar do pet, além de con­tri­buir pa­ra a pre­ven­ção de do­en­ças gra­ves, au­men­tan­do, con­se­quen­te­men­te, a ex­pec­ta­ti­va de vi­da. Ape­sar de ser um pro­ce­di­men­to sim­ples, é in­dis­pen­sá­vel que o tu­tor se aten­te a al­guns de­ta­lhes an­tes e de­pois da ci­rur­gia. Ve­ja as ori­en­ta­ções de Mar­cel­lo Ma­cha­do, ve­te­ri­ná­rio da Equi­lí­brio To­tal Ali­men­tos.

Ca­chor­ro x ca­de­la

O pro­ce­di­men­to po­de ser re­a­li­za­do em ma­chos e fê­me­as, sem­pre com anes­te­sia ge­ral. Nos ma­chos, são re­ti­ra­dos os tes­tí­cu­los por meio de uma pe­que­na in­ci­são fei­ta lo­go aci­ma da bol­sa es­cro­tal. Nas fê­me­as, são re­ti­ra­dos os ová­ri­os e o úte­ro por uma in­ci­são no abdô­men. A re­cu­pe­ra­ção é um pou­co mais rá­pi­da no ca­so dos ma­chos, pois o cor­te é me­nor. Mas os cui­da­dos pós-ope­ra­tó­ri­os são pa­re­ci­dos.

Cui­da­dos pré-ope­ra­tó­ri­os

• Nes­sa eta­pa, o ca­chor­ro pas­sa por exa­mes clí­ni­cos e la­bo­ra­to­ri­ais pa­ra ava­li­ar a saú­de car­día­ca e a co­a­gu­la­ção san­guí­nea.

• Os exa­mes mos­tra­rão se o cão es­tá ap­to ou não pa­ra a ci­rur­gia, che­can­do se exis­tem do­en­ças, in­fec­ções, pro­ble­mas re­nais ou no fí­ga­do. Es­te cui­da­do é fun­da­men­tal e pro­te­ge o ani­mal de es­ti­ma­ção de im­pre­vis­tos e com­pli­ca­ções du­ran­te o pós-ci­rúr­gi­co. Se es­ti­ver tu­do cer­to, o ve­te­ri­ná­rio au­to­ri­za a ci­rur­gia e ex­pli­ca as re­co­men­da­ções pa­ra o dia do pro­ce­di­men­to.

Du­ran­te a ci­rur­gia

• Pa­ra evi­tar que ocor­ram vô­mi­tos du­ran­te a ci­rur­gia, o ve­te­ri­ná­rio irá acon­se­lhar a re­ti­ra­da da ra­ção e da água do cão 12 ho­ras an­tes do pro­ce­di­men­to pa­ra que

ele es­te­ja em je­jum.

• Ca­so o ani­mal fa­ça uso de al­gu­ma me­di­ca­ção, con­sul­te o ve­te­ri­ná­rio pa­ra sa­ber se a do­se de­ve ser cor­ta­da ou re­du­zi­da no dia da ci­rur­gia. Exis­tem di­ver­sos ti­pos de anes­te­sia e a me­lhor pa­ra o seu ca­chor­ro de­ve­rá ser in­di­ca­da pe­lo ve­te­ri­ná­rio.

• An­tes de le­var o cão pa­ra fa­zer a cas­tra­ção, as­se­gu­re­se de que vo­cê tem, em um lu­gar fá­cil de en­con­trar, to­dos os nú­me­ros de con­ta­to do ve­te­ri­ná­rio e da clí­ni­ca.

• Em ci­rur­gi­as de cas­tra­ção em que fo­ram to­ma­dos to­dos os cui­da­dos pré e pós-ope­ra­tó­ri­os, o cão tem a ten­dên­cia de se re­cu­pe­rar ra­pi­da­men­te, vol­tan­do às su­as ati­vi­da­des nor­mais em al­guns di­as.

Pós-ci­rur­gia

• Após a ci­rur­gia, o cão é man­ti­do em ob­ser­va­ção até que des­per­te da se­da­ção. Nor­mal­men­te os ma­chos são li­be­ra­dos no mes­mo dia e as fê­me­as fi­cam in­ter­na­das por um dia, mas es­sa de­ci­são de­pen­de do ve­te­ri­ná­rio.

• Os me­di­ca­men­tos que o cão de­ve to­mar após a ci­rur­gia se­rão pres­cri­tos pe­lo ve­te­ri­ná­rio. Não dê ne­nhum re­mé­dio que não es­te­ja en­tre as re­co­men­da­ções. A me­di­ca­ção ser­ve pa­ra evi­tar qua­dros de in­fec­ção e dar mais con­for­to ao cão.

• Ao che­gar em ca­sa, após a ci­rur­gia, é im­por­tan­te que vo­cê evi­te o con­ta­to do cão com ou­tros ani­mais, pois eles po­dem es­bar­rar nos pon­tos e pre­ju­di­car a re­cu­pe­ra­ção. Se­pa­re um lu­gar tran­qui­lo e con­for­tá­vel pa­ra o cão dor­mir, pois ele pre­ci­sa­rá des­can­sar.

• O ani­mal tam­bém não de­ve ter con­ta­to com a in­ci­são, a fim de evi­tar que ele mor­da ou lam­ba ñ o que iria pre­ju­di­car a re­cu­pe­ra­ção. Por is­so, o ve­te­ri­ná­rio po­de in­di­car o uso de um co­lar Eli­za­betha­no (co­ne plás­ti­co) ou de uma rou­pa es­pe­ci­al que pro­te­ja o cor­te. Te­nha o cui­da­do de acom­pa­nhar a ci­ca­tri­za­ção e con­ta­te o ve­te­ri­ná­rio ca­so no­te al­go fo­ra do co­mum.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.