La­xan­te não ema­gre­ce!

Malu - - Em forma -

Re­cen­te­men­te, a atriz Bru­na Mar­que­zi­ne pu­bli­cou no seu per­fil no Ins­ta­gram que no pas­sa­do uti­li­zou la­xan­te na bus­ca pe­lo ema­gre­ci­men­to, já que re­ce­bia crí­ti­cas em re­la­ção ao seu cor­po. Es­se pro­ble­ma não é ex­clu­si­vo das ce­le­bri­da­des: fa­mo­sos e anô­ni­mos são ata­ca­dos cons­tan­te­men­te por co­men­tá­ri­os mal­do­sos. Por is­so, mui­tos bus­cam no es­ti­mu­lan­te in­tes­ti­nal o “so­nho” de ema­gre­cer ra­pi­da­men­te.

É ci­la­da!

Se­gun­do pes­qui­sa pu­bli­ca­da pe­lo pe­rió­di­co Pe­di­a­trics, aos 23 anos, apro­xi­ma­da­men­te 20% das mu­lhe­res já usa­ram la­xan­te pa­ra ema­gre­cer. “Es­se nú­me­ro é gra­ve e lan­ça luz a um pe­ri­go­so pro­ble­ma de saú­de pú­bli­ca. O uso ex­ces­si­vo e ina­de­qua­do de la­xan­tes pre­ju­di­ca a ab­sor­ção in­tes­ti­nal e cau­sa de­se­qui­lí­brio na con­cen­tra­ção de mi­ne­rais. As­sim, au­men­ta-se o ris­co de des­nu­tri­ção, de­si­dra­ta­ção e dis­túr­bio hi­dro­e­le­tro­lí­ti­co”, aler­ta To­ma­zo Fran­zi­ni, mé­di­co en­dos­co­pis­ta e di­re­tor da So­ci­e­da­de Bra­si­lei­ra de En­dos­co­pia Di­ges­ti­va (SOBED). O es­pe­ci­a­lis­ta afir­ma que la­xan­tes po­dem cau­sar a per­da de pe­so jus­ta­men­te por in­ter­fe­rir na ab- sor­ção de nu­tri­en­tes. Ou se­ja, com o me­di­ca­men­to, o cor­po eli­mi­na água e sais mi­ne­rais nas fe­zes, que são em ge­ral lí­qui­das, re­du­zin­do a sen­sa­ção de in­cha­ço. “Além de o ema­gre­ci­men­to ser pas­sa­gei­ro, o uso do la­xan­te acar­re­ta al­to cus­to à saú­de, le­van­do à de­fi­ci­ên­cia nu­tri­ci­o­nal e in­fla­ma­ções no in­tes­ti­no”.

Use só quan­do ne­ces­sá­rio

É im­por­tan­te rei­te­rar que la­xan­tes não são for­mu­la­dos pa­ra uso con­tí­nuo – o in­tes­ti­no po­de se “acos­tu­mar” com a eles, tor­nan­do-se de­pen­den­te e le­van­do à cons­ti­pa­ção, ou se­ja, re­ten­ção das fe­zes. “A ad­mi­nis­tra­ção crô­ni­ca po­de le­si­o­nar os ner­vos in­tes­ti­nais e vi­ci­ar. As­sim, pa­ra ter o efei­to de­se­ja­do, é ne­ces­sá­rio au­men­tar a do­se do me­di­ca­men­to”, fi­na­li­za.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.