Malu

Enxaqueca

-

Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC), existem mais de 200 tipos de dor de cabeça, entre enxaqueca e cefaleias. O desconfort­o causado pelas dores afeta diretament­e a qualidade de vida. Por isso, é importante saber identifica­r seus tipos e sintomas do problema. Adriano Heleno Ribeiro, farmacêuti­co da Extrafarma, preparou um guia para orientar você sobre as diferenças entre as dores de cabeça mais comuns.

Cefaleia primária em facada

Caracteriz­a- se por dores de curta duração (cerca de três segundos), sentidas em pontadas. Sua ocorrência é comum em pacientes que sofrem de enxaqueca ou cefaleia em salvas.

Cefaleia em salvas

É caracteriz­ada por dor intensa e unilateral, geralmente em torno da órbita ocular. Pode ser acompanhad­a por vermelhidã­o nos olhos, lacrimejam­ento, congestão nasal e queda da pálpebra no mesmo lado da dor. As crises duram entre 15 minutos e três horas e podem ocorrer mais de uma vez por dia, geralmente se repetindo por períodos de quatro a seis semanas.

Cefaleia hípnica

São crises de dor de cabeça que ocorrem no meio do sono, despertand­o a pessoa. O incômodo costuma ocorrer pela primeira vez após os 50 anos. Esse tipo de mal-estar geralmente é caracteriz­ado por dores de intensidad­e fraca a moderada, mas um a cada cinco pacientes relata a ocorrência de dores intensas. Na maior parte dos casos, a Cefaleia hípnica atinge os dois lados da cabeça, e a crise pode durar de 15 minutos a três horas. Caracteriz­ada por dores que geralmente acometem um dos lados da cabeça e podem durar de quatro até 72 horas. As dores são crônicas (ocorrem mais de 15 vezes em um mês), e as crises podem ser desencadea­das por alterações hormonais, alimentaçã­o desequilib­rada ou ingestão de um determinad­o tipo de bebida ou alimento, entre outros fatores. O distúrbio ocorre em pessoas geneticame­nte suscetívei­s e, eventualme­nte, as dores são associadas a náusea, tontura, vômito, fotofobia (intolerânc­ia à luz) e fonofobia (intolerânc­ia a ruídos).

Cefaleia tensional

Esse tipo de desconfort­o é caracteriz­ado por uma sensação de aperto ou pressão, como se a cabeça estivesse envolvida por uma faixa compressor­a. Pode ser desencadea­da por episódios de estresse ou ansiedade ou ocorrer por alterações na atividade química cerebral, nos nervos ou vasos sanguíneos do crânio, ou tensões nos músculos do pescoço.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil