Vo­cê jar­di­nei­ra!

Apren­da aqui a re­a­li­zar a ma­nu­ten­ção men­sal de su­as plan­tas

Malu - - Dia a dia - Tex­to Flá­via Ma­ga­lhães/Co­la­bo­ra­do­ra

Pa­ra que seu jar­dim fi­que sem­pre bo­ni­to, é es­sen­ci­al que se fa­ça a ma­nu­ten­ção das áre­as ver­des ao me­nos uma vez por mês. Se vo­cê tem um can­ti­nho de plan­tas na sua ca­sa, a en­ge­nhei­ra agrô­no­ma Ana Pau­la Mas­seo de Cas­tro en­si­na vo­cê a dei­xá- lo sem­pre atra­ti­vo e vi­ço­so!

Er­vas da­ni­nhas

Lem­bre-se sem­pre de re­ti­rar as plan­tas in­va­so­ras e afastar pra­gas e do­en­ças que po­dem ata­car as plan­tas. Is­so fa­rá com que qual­quer pro­ble­ma se­ja con­tro­la­do ain­da no iní­cio. “A re­ti­ra­da dos ma­ti­nhos do gra­ma­do de­ve ser fei­ta to­man­do o cui­da­do de ti­rá-los com as raí­zes pa­ra evi­tar que re­a­pa­re­çam. É um tra­ba­lho len­to e ser­ve co­mo te­ra­pia”, co­men­ta Ana Pau­la.

Apa­re agra­ma

Após eli­mi­nar as plan­tas in­va­so­ras, fa­ça o cor­te do gra­ma­do com ele se­co, ten­tan­do não cor­tar mui­to bai­xo pa­ra que fi­que ver­de mes­mo após o cor­te. As­sim, a gra­ma fi­ca bem mais bo­ni­ta e não per­de o vi­ço nos pri­mei­ros di­as após a ma­nu­ten­ção!

Cui­da­do es­pe­ci­al com os ar­bus­tos

Ana Pau­la in­di­ca que, as­sim que cor­tar a gra­ma, vo­cê fa­ça as po­das das plan­tas, cer­cas vi­vas, ar­bus­tos, ár­vo­res e for­ra­ções, to­man­do cui­da­do pa­ra não po­dar as que flo­res­ce­rão nos pró­xi­mos me­ses. “As tre­pa­dei­ras de­vem ser con­du­zi­das, pois com as chu­vas de ven­to, mais fre­quen­tes no fim do ano, fi­ca­rão su­jei­tas a que­das e que­bra­du­ras”, acres­cen­ta.

Lim­pe as fo­lhas ve­lhas

Fa­ça a lim­pe­za dos can­tei­ros com a re­ti­ra­da das fo­lhas ve­lhas, se­cas e ama­re­las. Es­ses re­sí­du­os de­ve­rão ser uti­li­za­dos no jar­dim após a to­tal de­com­po­si­ção e trans­for­ma­ção em adu­bo or­gâ­ni­co (com­pos­ta­gem).

Adu­be sem­pre!

“Adu­be to­do o jar­dim com ma­cro e mi­cro­nu­tri­en­tes que as plan­tas mais precisam. Es­sa adu­ba­ção quí­mi­ca de­ve ser fei­ta nos pe­río­dos chu­vo­sos, co­mo a pri­ma­ve­ra e o ve­rão”, in­di­ca a en­ge­nhei­ra. Na hor­ti­nha, ten­te uti­li­zar ape­nas o com­pos­to or­gâ­ni­co, mais sau­dá­vel e mais na­tu­ral.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.