CNH é can­ce­la­da se mo­to­ris­ta ti­ver dí­vi­das?

Malu - - Mundo virtual - Aqui vo­cê fi­ca sa­ben­do o que é ver­da­de e o que é men­ti­ra no mun­do das no­tí­ci­as da internet Man­de sua per­gun­ta ou su­ges­tão pa­ra ma­lu@as­tral.com.br

Cir­cu­la nas re­des so­ci­ais a in­for­ma­ção de que mo­to­ris­tas que de­vem IPVA (Im­pos­to so­bre a Pro­pri­e­da­de de Veí­cu­los Au­to­mo­to­res) ou que têm no­me su­jo no SPC (Ser­vi­ço de Pro­te­ção ao Cré­di­to) po­dem ter a Car­tei­ra Na­ci­o­nal de Ha­bi­li­ta­ção (CNH) can­ce­la­da au­to­ma­ti­ca­men­te. Se­rá mes­mo que is­so acon­te­ce­ria?

É fa­ke!

A fal­sa in­for­ma­ção cir­cu­la em cor­ren­tes do WhatsApp, que ter­mi­nam com o link pa­ra um blog es­pe­ci­a­li­za­do em bo­a­tos vi­rais pu­bli­ca­dos pa­ra atrair au­di­ên­cia. Se­gun­do a as­ses­so­ria do Su­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça, não exis­te uma de­ci­são no sen­ti­do de can­ce­lar a CNH de de­ve­do­res de for­ma au­to­má­ti­ca.

Ou­tra men­ti­ra!

Um áu­dio com­par­ti­lha­do em apli­ca­ti­vos de men­sa­gens tam­bém afir­ma que a CNH ele­trô­ni­ca (CNH-e), ou CNH di­gi­tal, so­me au­to­ma­ti­ca­men­te quan­do o con­du­tor atin­ge 20 pon­tos. Is­so tam­bém não é ver­da­de. O Mi­nis­té­rio das Ci­da­des diz que a CNH ele­trô­ni­ca e a ver­são im­pres­sa do do­cu­men­to ado­tam o mes­mo pro­ce­di­men­to ad­mi­nis­tra­ti­vo e per­mi­tem “am­pla de­fe­sa do con­du­tor an­tes de ha­ver a sus­pen­são do di­rei­to”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.