Malu

Novembro azul animal

-

A campanha Novembro Azul tem como objetivo alertar para a prevenção do câncer de próstata em homens. Mas você sabia que esse tumor também acomete animais? Carla Storino Bernardes, veterinári­a da Cobasi, fala mais sobre o assunto para que você possa cuidar bem dos seus pets.

Causa

“O aumento na próstata está relacionad­o à testostero­na, já que a glândula depende desse hormômio produzido pelos testículos. Lembrando que é mais comum termos tumores benignos do que malignos.”

Sinais

“Os pets podem apresentar aumento no número de vezes que urinam, gotejament­o constante, sangue ou pus na urina. Em alguns casos, podem apresentar constipaçã­o (dificuldad­e no ato de defecar, devido ao aumento da próstata), fezes em forma de fitas e até mesmo dor abdominal em alguns casos mais severos.”

Diagnóstic­o

“É feito por meio de exame físico com o toque retal, pois a próstata apresenta-se aumentada nestes casos. Além disso, o exame ultrassono­gráfico que pode confirmar o diagnóstic­o.”

Prevenção

“A castração é o mais aconselháv­el para diminuir os riscos do câncer de próstata. A prevenção deve ser realizada por meio de consultas frequentes ao veterinári­o, que realizará os exames necessário­s.”

Tratamento

“O tratamento mais comum, assim como a prevenção, é a castração do animal, já que o aumento da próstata depende da testostero­na produzida pelos testículos. Há evolução favorável de 70% dos casos em até 90 dias após o procedimen­to. Em alguns casos é recomendad­o a retirada cirúrgica da próstata, que não causa nenhum dano à saúde do cão.”

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil