Malu

Tempo sagrado

-

Quase todo mundo quer ter um tempinho a mais na agenda para dedicar à família, mas acaba brigando com o relógio a semana toda. Afinal, o trabalho e os compromiss­os parecem exigir cada vez mais das preciosas horas do dia. Pensando nisso, o escritor Fagner Borges, autor do livro A Jornada da Liberdade, pela Editora Gente, dá dicas valiosas para quem quer arrumar um espaço entre um compromiss­o e outro para dedicar mais tempo aos filhos.

Separe o tempo em blocos

Seja no trabalho ou em casa, o segredo para dar mais atenção às crianças é saber dividir o tempo do dia. Borges sugere, por exemplo, um descanso de 30 minutos após passar duas horas concentrad­a em alguma tarefa. “Essa é uma boa dica para quem trabalha em casa ou quem costuma levar trabalho do escritório para o lar, pois você pode usar esses 30 minutos para brincar com as crianças”, ensina.

Organize a rotina

O autor lista alguns passos para otimizar o uso do seu tempo nas tarefas do dia a dia:

1. Observe a sua rotina e anote tudo o que você faz durante o dia;

2. Defina os períodos em que vai trabalhar ou se dedicar às atividades necessária­s do dia. Podem ser ciclos de duas horas de foco e 30 minutos de descanso, ou 10 minutos de descanso a cada 50 minutos de trabalho, por exemplo; 3. Durante o ciclo, desligue celular e bloqueie o que te distrai, como as notificaçõ­es de redes sociais; 4. Estabeleça metas para cada ciclo de foco, determinan­do a quantidade de tarefas ou objetivo a ser alcançado;

5. Comece o dia fazendo o que é mais importante e deixe o último bloco do dia para fazer coisas mais mecânicas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil