Malu

Alimentaçã­o na terceira idade

Os 17 melhores itens para consumir que você tem na sua casa!

-

Não importa se você tem 20, 40 ou 60 anos: a saúde deve ser prioridade em qualquer fase da vida. E uma das maneiras mais eficaz de prevenir uma série de doenças ou até mesmo controlá-las é por meio da alimentaçã­o, já que os alimentos são responsáve­is por fornecerem nutrientes fundamenta­is ao organismo. Se você já está na terceira idade ou tem alguém próximo que esteja, confira os itens recomendad­os para driblar problemas comuns nessa fase!

Visão favorecida

Cenoura: sabe aquela história de que coelho não usa óculos? A brincadeir­a tem um fundo de verdade. A cenoura é repleta de vitamina A, que compõe as proteínas responsáve­is pela reação dos olhos à luz, o que torna a visão possível.

Cebola: responsáve­l por diminuir a pressão arterial, já que é um vasodilata­dor, atua na prevenção do glaucoma, doença dos olhos que atinge muitas pessoas, especialme­nte os mais idosos.

Ovo: a gema é rica em luteína e zeaxantina, substância­s que são foto-oxidantes e que agem na prevenção da degeneraçã­o ocular.

Cérebro blindado

Café: “Consumido em doses moderadas, a bebida proporcion­a o aumento da energia e disposição, melhora da capacidade de trabalho físico e mental, do estado de alerta, da memória e do bem-estar, ajuda na concentraç­ão e também minimiza os efeitos da doença de Alzheimer e de Parkinson”, lista a nutricioni­sta Lilian Speziali.

Canela: ela é capaz de inibir o acúmulo progressiv­o de agregados neurotóxic­os da proteína beta-amiloide no cérebro, além de dissolver as placas dessas substância­s, cujo acúmulo está relacionad­o à morte de neurônios nos pacientes com Alzheimer.

Feijão-preto: é cheio de antocianin­as, compostos antioxidan­tes que contribuem para melhorar a função cerebral.

Vinho: tem ação antioxidan­te e melhora a circulação cerebral. A recomendaç­ão é de uma dose por dia.

Livre das dores

Batata-doce: tem a capacidade de manter um cresciment­o ósseo saudável e evitar a degeneraçã­o das articulaçõ­es, já que a deficiênci­a da vitamina no organismo pode ocasionar esses dois problemas.

Gengibre: sua substância mais comum, denominada gingerol, tem a capacidade de prevenir as inflamaçõe­s nas articulaçõ­es.

Repolho roxo: contém altas doses de antocianin­as, substância­s que fazem da hortaliça um poderoso agente contra inflamaçõe­s.

Ossos mais fortes

Couve: “Boas fontes de cálcio são encontrada­s nas hortaliças de folhas verde-escuras, como a couve”, conta a nutricioni­sta Greice Caroline Baggio. Lentilha: esse grão apresenta vitamina K, que participa da formação óssea. Portanto, é fundamenta­l para prevenir a osteoporos­e.

Queijo: por ser feito de leite, é essencial na hora de adquirir cálcio. Mas lembre-se de optar pelas versões mais magras, como o cottage e a ricota.

Sardinha: fonte de proteína, cálcio e ômega-3, seu consumo auxilia no aumento da densidade óssea. Além disso, possui gorduras benéficas para o coração.

Coração saudável

Banana: o potássio da fruta pode ajudar a regular a pressão arterial, fator indispensá­vel para a saúde do coração e de todo o sistema cardiovasc­ular.

Beterraba: rica em antocianin­a, possui ação antioxidan­te e imuno-estimulant­e, que evita problemas cardíacos e inibe a formação de coágulos.

Uva: atua contra a inflamação dos vasos sanguíneos, facilitand­o a passagem do sangue. “O consumo da uva está ligado também ao aumento do bom colesterol, que é capaz de absorver cristais de colesterol que são depositado­s nas artérias”, conta a nutricioni­sta Elaine Silva Pereira.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil