Meiahora - RJ

Boa alimentaçã­o e muita água

Na folia, nutricioni­sta recomenda não mudar rotina

-

No corre-corre com a maratona de blocos e desfiles carnavales­cos, um aspecto muito importante para a saúde pode passar despercebi­do: a alimentaçã­o. A nutricioni­sta Patrícia Cruz alerta que é bom não sair da rotina e procurar fazer pelo menos três refeições por dia — café da manhã, almoço e jantar. E ela ainda orienta sobre o menu.

“O cardápio indicado é muita água, frutas e sucos de fruta, com carboidrat­os (arroz integral, pães integrais, massas integrais) em todas as refeições”, recomenda Patrícia, lembrando também de outros alimentos leves: “Saladas, verduras e legumes preparados no vapor, além de frango e peixe grelhados são ótimos. Pode até um docinho, sem problema, como os picolés de frutas”.

Além de se alimentar de maneira correta, ingerir bastante líquido é recomendad­o pela nutricio- nista, já que o consumo de bebidas alcoólicas aumenta nessa época. “A água deve entrar ao longo do dia. Se a pessoa não abre mão da bebida alcoólica, precisa mais ainda de líquidos no geral. Entre umgole e outro, podemos consumir água, água de coco, sucos de frutas e até mesmo isotônicos”, diz Patrícia Cruz.

E se a pessoa encher o pote e capotar antes da hora? Como primeiro passo, a dica é, caso haja exagero e a intoxicaçã­o alcoólica acontecer, se alimentar melhor de frutas e pães. E repousar.

A nutricioni­sta também dá dicas sobre os cuidados para comer na rua. “Nesse período, há mais locais de comida de rua, portanto, é preciso prestar atenção no armazename­nto e na temperatur­a para que não ocorra infecção por alimentos mal manuseados ou contaminad­os”, finaliza.

AO COMER NA RUA, NÃO ESQUEÇA DE VERIFICAR A QUALIDADE DO PRODUTO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil