Meiahora - RJ

Estado confirma sexta morte por febre amarela

Óbito foi em Santa Maria Madalena, no Noroeste. Casos chegam a 15

-

Mais um caso de febre amarela silvestre, com morte, foi registrado no Estado do Rio de Janeiro: é o sexto entre as 15 notificaçõ­es já confirmada­s. Desta vez, a vítima é de Santa Maria Madalena, na região Noroeste. O pequeno município abriga o Parque Estadual do Desengano, uma das últimas reservas de Mata Atlântica do estado. O resultado do exame da Fiocruz foi comunicado ontem à secretaria estadual de Saúde (SES).

As outras cinco mortes ocorreram em Casimiro de Abreu, Macaé, Porciúncul­a, Maricá e Silva Jardim. Apenas em São Fidélis e São Pedro da Aldeia os casos não resultaram em morte. As notificaçõ­es de casos suspeitos entre humanos não são divulgadas para não alarmar a população.

Um total de 4.975.425 de doses de vacina foram distribuí- das para os 92 municípios do estado, com prioridade para os 65 considerad­os mais vulnerávei­s. Destes, 55 já receberam doses em quantidade suficiente para imunizar o público-alvo, incluindo Santa Maria Madalena. Outros 10 municípios prioritári­os aguardam o envio de doses pelo Ministério da Saúde. A meta é imunizar cerca de 12 milhões de pessoas em todo o estado, até o fim do ano.

O número de municípios com macacos contaminad­os também aumentou — de dois para quatro —, mas a SES não informa quantos animais morreram. Os casos foram em São Sebastião do Alto, Campos dos Goytacazes, Maricá e Carmo. Um macaco que morreu em Macaé por conta da doença, segundo a prefeitura, que citou um laudo da Fiocruz, não entrou nas estatístic­as do estado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil