Do ‘pó­dio’ pra ca­deia

Um dos che­fes do es­que­ma su­jo no 7º BPM foi elei­to o ‘po­li­ci­al do ano’

Meiahora - RJ - - POLÍCIA -

Elei­to o me­lhor po­li­ci­al de 2015, de­vi­do às di­ver­sas pri­sões re­a­li­za­das qu­an­do es­ta­va no 7º BPM (Al­cân­ta­ra), o sar­gen­to An­dré Luiz de Oliveira Sodré, o So­bran­ce­lhu­do, pre­so on­tem, era um dos res­pon­sá­veis por co­man­dar uma ala do Gru­pa­men­to de Ações Tá­ti­cas (GAT) do ba­ta­lhão de São Gon­ça­lo que mais fa­tu­ra­va com ar­re­gos, se­gun­do a in­ves­ti­ga­ção que de­sen­ca­de­ou a Ope­ra­ção Ca­la­bar. A equi­pe de­le che­ga­va a re­ce­ber R$ 3,5 mil por se­ma­na só de tra­fi­can­tes da Fa­ve­la Novo Mé­xi­co — o di­nhei­ro era di­vi­di­do en­tre pe­lo me­nos se­te mi­li­ta­res.

“Tra­fi­can­tes da co­mu­ni­da­de ( Novo Mé­xi­co) di­zi­am que só pa­ga­vam ao So­bran­ce­lhu­do e que os ou­tros GATs po­di­am fa­zer ope­ra­ções que iri­am ser re­ce­bi­dos a ba­la”, afir­mou o de­le­ga­do as­sis­ten­te daDe­le­ga­cia deHo­mi­cí­di­os deNi­te­rói, Ita­bo­raí e São Gon­ça­lo, Mar­cus Amin, res­pon­sá­vel pe­lo inqué­ri­to que cul­mi­nou na Ca­la­bar.

De acor­do com a Po­lí­cia Ci­vil, o ‘GAT do Luiz Fo­fo­ca ou Ca­vei­rão’ tam­bém era um dos gran­des ar­re­ca­da­do­res de pro­pi­na no 7º BPM. A guar­ni­ção era che­fi­a­da pe­lo sar­gen­to Luís Cláu­dio Mar­tins Cos­ta, o Luiz Fo­fo­ca, tam­bém pre­so na Ope­ra­ção Ca­la­bar. O di­nhei­ro do arrego era pa­go até den­tro do pró­prio ba­ta­lhão de São Gon­ça­lo, ao qual os ho­mens ‘con­tra­ta­dos’ pe­los PMs cor­rup­tos pa­ra fa­zer o elo com o trá­fi­co ti­nham li­vre aces­so.

Ou­tro que tam­bém re­ce­bia uma al­ta quan­tia do trá­fi­co, se­gun­do a Po­lí­cia Ci­vil, e tam­bém foi pre­so on­tem é o ca­bo Mar­ce­lo Ben­to Vi­di­le, que foi lo­ta­do no Pa­ta­mo Co­ru­ja. Ele tam­bém foi cap­tu­ra­do. Nem o Ser­vi­ço Re­ser­va­do (P-2) do 7º BPM fi­cou imu­ne à pro­pi­na: as in­ves­ti­ga­ções re­ve­lam que de 2014 a 2016 tra­fi­can­tes de uma fa­ve­la pa­ga­vam R$ 2 mil por se­ma­na a mi­li­ta­res que tra­ba­lham à pai­sa­na pa­ra fu­tu­ras ações de in­te­li­gên­cia.

REPRODUÇÃO DO FA­CE­BO­OK

O sar­gen­to An­dré Luiz de Oliveira Sodré com o tro­féu re­ce­bi­do em 2015: po­li­ci­al foi pre­so on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.