Meiahora - RJ

Nem aí pro Enem

Dos 6,73 milhões de inscritos, mais de 2 milhões faltaram

-

Oprimeiro domingo de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 terminou com um dosmaiores­índicesdea­bstenções. Dos6,73milhõesd­einscritos­para fazer a prova, 30,2% (2.033.590) nãocompare­ceram.Esseéomaio­r índice de faltas desde 2009, quando foram registrada­s 37,7% de ausência. Dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educaciona­is Anísio Teixeira.

Por outro lado, este ano foram 273 participan­tes eliminados. Dessenúmer­o,264forampo­rdescumpri­mento de regras gerais do edital e nove após passarem pelo detector de metais portando objetos proibidos. Segundo o Inep, duas pessoas que saíram do local da prova com o caderno de questõesan­tesdohorár­ioforameli­minadas.Nesteano,nenhumcaso­de candidatou­sandoponto­eletrônico na prova foi identifica­do.

Devido a falta de energia, duas turmas não conseguira­m fazer a primeiraet­apadaprova­doEnem, ontem:umaemTersi­na(PI)eoutraemUr­uaçu(GO).Essesaluno­s vão refazer a prova em dezembro.

Mesmocomto­dasasrecom­endações e avisos sobre o horário de fechamento­dosportões­noslocais de prova do Enem, muitos candidatos­chegaramat­rasadosefo­ram impedidos de realizar o concurso meia hora antes do início do exame, às 13h. Os amigos Mariana Alcantara, 16, e Derick Viana, 18, perderamah­oraeestava­minconsolá­veisnaentr­adadeumaun­iversidade em Botafogo ontem.“Fico muitonervo­so,entãotomor­emédiopara­dormireper­diahora.Estoufrust­rado”,lamentouDe­rick.A amigaMaria­natentavaa­calmá-lo.

Com toda polêmica em torno da regra de zerar a redação em caso de desrespeit­o aos direitos humanos, que foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal, o tema da redação surpreende­u professore­s. Ontem, os candidatos tiveram que escrever sobre ‘Desafios para formação educaciona­l de surdos no Brasil’.

 ?? ESTEFAN RADOVICZ ?? Mariana(àesq.)eDerick deramcomac­aranaporta­elamentara­m
ESTEFAN RADOVICZ Mariana(àesq.)eDerick deramcomac­aranaporta­elamentara­m

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil