Meiahora - RJ

CV não quer comer

Chefões ordenam greve de fome em presídios

- ANTONIO CANOSA

Detentos ligados ao Comando Vermelho (CV) deflagrara­m,ontem,uma greve de fome em pelo menos 12 presídios e proibiram seus familiares de comparecer­em às visitas. O objetivo seria forçar o retorno ao Rio dos chefões da facção que cumprem pena fora do estado.

A ordem para o início da greve de fome foi espalhada através das redes sociais e do WhatsApp. Em umdosáudio­squecircul­aramontem, um homem, aparenteme­nte um detento, diz:“Quero comunicar ao coletivo do Comando Vermelho que a partir da meia-noite iremos estar entrando em greve. Isso em todas as nossas cadeias e todos os estados que têm aliança com o CV e estado que tem nossa bandeira”.Emoutramen­sagemde voz, uma mulher, que seria parente de um presidiári­o, orienta outra:“Gata, não é só no 2, no 3 e no 5. Não vai ter visita em cadeia nenhuma do Comando vermelho”.

A Secretaria Estadual de Administra­ção Penitenciá­ria (Seap) confirmouq­ueosdetent­osligados aoCVnãoace­itaramocaf­édamanhã e o almoço ontem, assim comoasvisi­tasnãofora­màscadeias. Agentes penitenciá­rios que pediram anonimato acrescenta­ram que o lanche da tarde e o jantar também não foram consumidos.

No dia 27 de setembro, a Defensoria Pública da União impetrou no Supremo Tribunal Federal pedido para trazer de volta ao Rio55crimi­nososquees­tãocumprin­dopenaempr­esídiosfed­erais, a maioria do CV, como Luis Fernando da Costa, o Fernandinh­o Beira-Mar,MarciodosS­antosNepom­uceno, o Marcinho VP, MarcosAnto­nioFirmino,oMyThor,e EliasPerei­radaSilva,oEliasMalu­co. Mas o pedido foi recusado pelo ministro Alexandre de Moraes.

A greve de fome seria uma forma de chantagem para que o retornodos­chefõesvol­tasseàpaut­a. O CV estaria tentando se fortalecer no Rio por conta da guerra com a fação Amigos dos Amigos (ADA).Oconfronto­seacirroud­epois que Antonio Francisco BonfimLope­s,oNem,chefãodaAD­A, mandouseus­comparsase­xpulsarem da Rocinha Rogério Avelino da Silva, o 157, que migrou para o CVemanteve­ocontroled­otráfico na favela de São Conrado.

 ??  ?? Fernandinh­oBeira-Marfazpart­edo‘timedoCV’queestáfor­adoRio
Fernandinh­oBeira-Marfazpart­edo‘timedoCV’queestáfor­adoRio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil