Pre­sos 26 por pe­do­fi­lia no Rio

Ação cap­tu­ra 251 pes­so­as em fla­gran­te em 24 es­ta­dos e no Dis­tri­to Fe­de­ral

Meiahora - RJ - - POLÍCIA -

Na mai­or ação in­te­gra­da de po­li­ci­ais con­tra a por­no­gra­fia in­fan­til no País, pe­lo me­nos 251 pes­so­as em 24 es­ta­dos e no Dis­tri­to Fe­de­ral fo­ram pre­sas em fla­gran­te on­tem, na Ope­ra­ção Luz na In­fân­cia 2. No Es­ta­do do Rio fo­ram 26 pre­sos.

A ope­ra­ção en­vol­veu 2,6 mil po­li­ci­ais ci­vis e a Di­re­to­ria de In­te­li­gên­cia da Se­cre­ta­ria Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (Se­nasp). Os sus­pei­tos fo­ram mo­ni­to­ra­dos por qu­a­tro me­ses. Fo­ram 579 man­da­dos de bus­ca e apre­en­são.

Os fla­gran­tes se de­ram por armazenamento, dis­tri­bui­ção e com­par­ti­lha­men­to de ima­gens e ví­de­os de por­no­gra­fia in­fan­til. Par­te dos sus­pei­tos já ha­via si­do de­ti­da pe­lo mes­mo ti­po de cri­me. Se­gun­do o mi­nis­tro ex­tra­or­di­ná­rio da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Raul Jung­mann, ca­sos as­sim de­ve­ri­am ter uma pe­na mai­or, de for­ma que se “evi­tas­se a sol­tu­ra” dos sus­pei­tos mais pe­ri­go­sos. Há pre­sos na pri­mei­ra fa­se da ope­ra­ção que pa­ga­ram fi­an­ça, con­ti­nu­a­ram aces­san­do si­tes e dis­tri­buin­do ima­gens, e vol­ta­ram a ser pre­sos on­tem.

Pre­vis­ta no Es­ta­tu­to da Cri­an­ça e do Ado­les­cen­te (ECA), a pe­na de dis­tri­bui­ção de ima­gens por­no­grá­fi­cas de cri­an­ças ou ado­les­cen­tes é de 3 a 6 anos de pri­são. A pu­ni­ção por guar­dar fo­tos, ví­de­os ou ou­tra for­ma de re­gis­tro vai de 1 a 4 anos. Am­bos os cri­mes es­tão su­jei­tos a mul­ta. Quem re­ce­be ima­gens por WhatsApp ou e-mail e man­tém nos apa­re­lhos ele­trô­ni­cos, sem de­le­tar, tam­bém co­me­te cri­me.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.