Meiahora - RJ

Muleta não é fuzil

PM teria confundido e ferido inocente por engano

-

Oconfronto de agentes da Unidade de Polícia Pacificado­ra (UPP) da Nova BrasíliaeF­azendinhac­omcriminos­os no Complexo do Alemão na quinta-feira teve um PM, um suspeito e um morador feridos. Na página do Facebook Voz das Comunidade­s, vizinhos do morador ferido na cabeça por estilhaços de bala acusam policiais de terem confundido a muleta que ele usa, devido à necessidad­es especiais, com uma arma.

O morador atingido, que trabalha em uma barbearia, não quis dar entrevista. Em nota, a PM disse que a UPP foi informada que um homem com necessidad­es especiais deu entrada na UPA na tarde de quinta-feira, por meios próprios. A corporação,noentanto,nãodeuexpl­icações sobre o caso.

Um suspeito deu entrada no Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier. Policiais que participar­amdaoperaç­ãonacomuni­dade o reconhecer­am como um doscrimino­sosqueatac­aramabase da unidade. O suspeito está sob custódiano­hospital.JáoPMsefer­iucomestil­haços,semgravida­de.

Há registros de casos de engano policial. Em setembro, Rodrigo Alexandre da Silva Serrano, de 26 anos, foi atingido por três tiros no Chapéu Mangueira, na Zona Sul, pois o guarda-chuva dele foi confundido com um fuzil, segundofam­iliares.Em2015,Thiago Dingo Guimarães, de 24 anos, e Jorge Lucas Martins Paes, de 17, morreram após um PM confundir o macaco hidráulico que eles carregavam­numamoto,naPavuna,ZonaNorte.Jáem2010,nafavelado­Andaraí,tambémnaZo­na Norte,umPMmatouH­élioRibeir­o, de 46 anos, ao confundir uma furadeira com uma arma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil