Meiahora - RJ

Registro sem sexo

Argentina emite certidão de nascimento inédita

- BUENOS AIRES, ARGENTINA

Pela primeira vez na Argentina uma pessoa obteve sua certidão de nascimento, da qual deriva toda a documentaç­ão restante,semqualque­rmençãode sexo,conformeaL­eideIdenti­dade de Gênero aprovada em 2012 no país. O caso ocorreu na província deMendoza,aoestedeBu­enosAires,pormerasol­icitaçãoad­ministrati­va, sem mediação judicial.

Segundo uma resolução do governo provincial, o registro civil deverá elaborar uma nova certidão de nascimento na qual no lugar reservado para indicar o sexo da pessoa “deverá constar uma linha”. Com a nova certidão, a pessoa poderá solicitar às autoridade­s nacionais seu documento de identidade onde se omita a especifica­ção de sexo.

Apesar de a lei permitir às pessoas terem documentos com o gênero autodeclar­ado, até agora nenhum registro de documentaç­ão havia aceitado que se omita indicar o sexo.

Sobre a pessoa solicitant­e, meios de comunicaçã­o locais divulgaram que tem 32 anos, é formadaemM­edicinaequ­esolicitou a medida por não se considerar homem nem mulher.

“Juridicame­nte não havia argumentos para dizer não. Isto foi discutido com o governador e ele nos deu o aval para realizar esta decisão”, explicou à imprensa local o diretor do Registro Civil de Mendoza, Enzo Rizzo.

A Lei de Identidade de Gênero estabelece que “toda pessoa tem direito ao reconhecim­ento de sua identidade de gênero, ao livre desenvolvi­mentodesua­pessoaconf­orme a sua identidade de gênero e a ser tratada de acordo com sua identidade de gênero, e em particular, a ser identifica­da desse modo nos instrument­os que certificam sua identidade”.

torcedora do Carolina Panthers (time da NFL, a principal liga de futebol americano) bombou na internet, domingo, após desistir de esperar na longa fila do banheiro feminino e invadir o masculino do estádio Bank of America, em Charlotte (Carolina do Norte, EUA). Sem se preocupar com os olhares dos homens, que estavam ao seu lado, a loira abaixou as calças e fez xixi no mictório.

L

 ?? REPRODUÇãO/ TWITTER/ LACES OUT ??
REPRODUÇãO/ TWITTER/ LACES OUT

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil