Es­que­ma não deu con­ta

Pre­fei­tu­ra de Ni­te­rói diz ter mu­ni­ci­pa­li­za­do sis­te­ma de aler­tas por si­re­nes em 2016

Meiahora - RJ - - GERAL -

AP­re­fei­tu­ra de Ni­te­rói mu­ni­ci­pa­li­zou sis­te­ma de aler­tas e alar­mes por si­re­nes em se­tem­bro de 2016, quan­do o go­ver­no do es­ta­do anun­ci­ou que não po­de­ria ar­car com a ma­nu­ten­ção dos equi­pa­men­tos. Em ne­nhum mo­men­to o ser­vi­ço dei­xou de fun­ci­o­nar na ci­da­de e, atu­al­men­te, Ni­te­rói con­ta com 33 si­re­nes de aler­ta pa­ra de­sas­tres na­tu­rais em 28 pon­tos, além de 51 plu­vi­ô­me­tros. Já fo­ram im­plan­ta­dos 52 Nú­cle­os Co­mu­ni­tá­ri­os de De­fe­sa Ci­vil (Nu­dec), com 200 vo­lun­tá­ri­os ca­pa­ci­ta­dos em primeiros so­cor­ros, pre­ven­ção e com­ba­te a in­cên­dio, per­cep­ção de ris­cos ge­o­ló­gi­cos, sis­te­ma de aler­ta e alar­me e ges­tão de vo­lun­ta­ri­a­do.

O mu­ni­cí­pio tam­bém cri­ou o gru­po Exe­cu­ti­vo pa­ra o Cres­ci­men­to Or­de­na­do e Pre­ser­va­ção das Áre­as Ver­des, que re­a­li­za a fis­ca­li­za­ção em áre­as ver­des e a pre­ven­ção do cres­ci­men­to de­sor­de­na­do. No último ano, fo­ram re­a­li­za­das 120 de­mo­li­ções de cons­tru­ções ir­re­gu­la­res na ci­da­de

Ape­sar disso, o pre­fei­to de Ni­te­rói, Rodrigo Ne­ves (PDT), dis­se que a re­gião não foi de­fi­ni­da co­mo pri­o­ri­tá­ria no ma­pe­a­men­to de ris­co do De­par­ta­men­to de Re­cur­sos Mi­ne­rais do Es­ta­do do Rio de Ja­nei­ro (DRM). E que, des­te mo­do, não ha­via ca­sas in­ter­di­ta­das. “Não foi des­li­za­men­to de en­cos­ta, mas ra­cha­du­ra de um ma­ci­ço de área de pre­ser­va­ção am­bi­en­tal. Por­tan­to, não ha­via ne­ces­si­da­de de con­ten­ção de en­cos­ta”, afir­mou.

FO­TOS Maí­ra CO­e­lhO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.