Do par­to pa­ra a ci­rur­gia

Sam­bis­ta Tu­ni­co da Vi­la fa­la so­bre pro­ble­ma car­día­co da fi­lha, que nas­ce em ja­nei­ro

Meiahora - RJ - - TECNOLOGIA E MUNDO -

Ma­da­le­na do Es­pí­ri­to San­to, pri­mei­ra fi­lha do sam­bis­ta Tu­ni­co daVi­la, de sua união com a jor­na­lis­ta Dé­bo­rah Sath­le, es­tá pa­ra nas­cer em ja­nei­ro, mas já foi di­ag­nos­ti­ca­da co­maSín­dro­me­deHi­po­pla­si­a­do Co­ra­ção Esquerdo (SHCE), uma do­en­ça­car­día­ca­que­a­fe­ta­a­ses­tru­tu­ras­do­la­do­es­quer­do­do­co­ra­ção.

O pro­ble­ma de saú­de com­pre­en­de cer­ca de 8% dos ca­sos de car­di­o­pa­ti­as con­gê­ni­tas, acon­te­ce em um a ca­da cin­co mil be­bês nas­ci­dos vi­vos e é res­pon­sá­vel por uma al­ta mor­ta­li­da­de en­tre cri­an­ças que nas­cem com pro­ble­mas car­día­cos.

Se­gun­do o ci­rur­gião car­di­o­vas­cu­lar e car­di­o­pe­di­a­tra Jef­fer­son Du­ar­te Ma­ga­lhães, um dos mai­o­res es­pe­ci­a­lis­tas em SHCE do Bra­sil e que fa­rá a ope­ra­ção de Ma­da­le­na, a mai­o­ria das cri­an­ças que nas­ce com a sín­dro­me são sau­dá­veis, não pos­suin­do ou­tros ti­pos de do­en­ças.

“Du­ran­te a gra­vi­dez po­de ser des­co­ber­to o pro­ble­ma atra­vés do exa­me de eco­car­di­o­gra­ma fe­tal, que é o eco­car­di­o­gra­ma fei­to do be­bê ain­da na bar­ri­ga da mãe. Es­sa si­tu­a­ção é a me­lhor pos­sí­vel, do pon­to de vis­ta de es­tra­té­gia do tra­ta­men­to, por­que per­mi­te se pro­gra­mar, que a mãe te­nha o par­to fei­to em uma es­tru­tu­ra ade­qua­da pa­ra tra­tar a cri­an­ça”, ex­pli­ca o mé­di­co.

O tra­ta­men­to in­clui três ci­rur­gi­as car­día­cas até o quar­to ano de vi­da da cri­an­ça. Sen­do a pri­mei­ra lo­go na semana do nas­ci­men­to do be­bê. O car­di­o­lo­gis­ta ain­da acres­cen­ta que a mai­o­ria dos pa­ci­en­tes que não ope­ra, mor­re no pri­mei­ro mês após seu nas­ci­men­to.

Pa­ra Tu­ni­co e Dé­bo­rah, a no­tí­cia foi as­sus­ta­do­ra em um pri­mei­ro mo­men­to, mas quan­do con­ver­sa­ram com o car­di­o­pe­di­a­tra, con­se­gui­ram en­con­trar uma es­pe­ran­ça. “Estamos com fé, o Dr. Jef­fer­son é um mé­di­co mui­to hu­ma­no que nos pas­sou mui­ta con­fi­an­ça e es­tá nos dan­do mui­to apoio nes­te mo­men­to”, con­ta o sam­bis­ta.

Tu­ni­co e Dé­bo­rah es­pe­ram o nas­ci­men­to deMa­da­le­na, em ja­nei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.