NEURÓBICA

Mente Curiosa - - NEWS -

Quem dis­se que nos­so cé­re­bro não pre­ci­sa de exer­cí­ci­os? Se­gun­do es­pe­ci­a­lis­tas, co­lo­car o ór­gão pra tra­ba­lhar é es­sen­ci­al pa­ra man­tê-lo jo­vem, for­ta­le­cer a me­mó­ria e aju­dar na apren­di­za­gem. Uma das for­mas de exer­ci­tá­lo é atra­vés de ati­vi­da­des vol­ta­das aos neurô­ni­os: a neuróbica.

Es­sa mo­da­li­da­de vi­sa tor­nar o cé­re­bro mais ágil e fle­xí­vel, per­mi­tin­do a bus­ca de no­vos ca­mi­nhos pa­ra a re­a­li­za­ção de ações co­ti­di­a­nas. “As neu­ró­bi­cas en­vol­vem des­de exer­cí­ci­os sim­ples, que po­dem ser ba­se­a­dos em si­tu­a­ções diá­ri­as, até os de­sa­fi­os mais com­ple­xos, que pro­por­ci­o­nam si­tu­a­ções não pro­vá­veis em nos­so co­ti­di­a­no”, ex­pli­ca So­lan­ge Ja­cob, di­re­to­ra pe­da­gó­gi­ca do mé­to­do Su­pe­ra, de gi­nás­ti­ca pa­ra o cé­re­bro.

A téc­ni­ca ba­sei­a­se na in­ver­são da or­dem de al­guns mo­vi­men­tos co­muns em nos­so dia a dia, co­mo es­cre­ver e es­co­var os den­tes com a mão não ha­bi­tu­al ou an­dar de cos­tas. “A prá­ti­ca é im­por­tan­te pa­ra ti­rar­mos o cé­re­bro do 'pi­lo­to au­to­má­ti­co' e cri­ar no­vas co­ne­xões en­tre os neurô­ni­os”, re­su­me So­lan­ge.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.