ACU­MU­LAN­DO VI­DAS

Mente Curiosa - - NEWS -

Uma pes­qui­sa da Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca do Rio Gran­de do Sul (PUCRS) le­van­tou da­dos so­bre a acu­mu­la­ção de ani­mais na ca­pi­tal do es­ta­do. Pa­ra o es­tu­do, 38 acumuladores acei­ta­ram res­pon­der per­gun­tas que iam des­de o nú­me­ro de ani­mais nas casas até o pe­río­do da vi­da em que co­me­ça­ram a re­co­lhê-los, cas­tra­ção e tes­tes de ava­li­a­ção psi­co­pa­to­ló­gi­ca e cog­ni­ti­va.

Os re­sul­ta­dos apre­sen­ta­ram um to­tal de 1379 cães, ga­tos, pom­bos e aves, o que ex­põe uma mé­dia de 36 ani­mais por re­si­dên­cia. 75% dos en­tre­vis­ta­dos recebem me­nos de dois sa­lá­ri­os mí­ni­mos e 60% ma­ni­fes­ta­ram sin­to­mas de an­si­e­da­de, de­pres­são, pro­ble­mas de me­mó­ria, TOC ou pâ­ni­co nos úl­ti­mos me­ses. Ape­nas se­te pes­so­as afir­ma­ram ter cas­tra­do os ani­mais. A par­tir do que foi le­van­ta­do, os pes­qui­sa­do­res da PUCRS tra­ça­ram três per­fis di­fe­ren­tes pa­ra os que con­vi­vem com o pro­ble­ma:

1. SALVADOR/MIS­SI­O­NÁ­RIO: nes­te ca­so, o por­ta­dor acre­di­ta que pre­ci­sa res­ga­tar e salvar os ani­mais, tra­zen­do-os em gran­des quan­ti­da­des pa­ra a pró­pria ca­sa. Con­tu­do, pos­su­em di­fi­cul­da­de em ad­mi­tir que os bi­chi­nhos se en­con­tram em más con­di­ções.

2. SOBRECARREGADO/DESORGANIZADO: re­co­nhe­ce não ter con­tro­le so­bre a quan­ti­da­de de ani­mais, que aca­bam se re­pro­du­zin­do de for­ma de­sen­fra­da. Ape­sar de sa­ber do pro­ble­ma, não con­se­gue doá-los. 3. PERVERSO: es­se per­fil guar­da os cães em ca­sa pa­ra po­der re­ce­ber be­ne­fí­ci­os de ins­ti­tui­ções e da co­mu­ni­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.