Baú de lem­bran­ças

A me­mó­ria ar­qui­va mui­ta coi­sa que acon­te­ce na sua vi­da – até o que vo­cê nem ima­gi­na!

Mente Curiosa - - NEWS -

Océ­re­bro é uma cai­xi­nha de sur­pre­sas, das quais mui­tas ain­da não fo­ram des­co­ber­tas. Até on­de a ci­ên­cia con­se­guiu avan­çar pa­ra des­ven­dar os mis­té­ri­os, sa­be-se que a me­mó­ria é al­go es­pe­ta­cu­lar, pois re­gis­tra in­for­ma­ções du­ran­te to­da uma vi­da e de di­ver­sas for­mas.

Do ex­ter­no pa­ra o in­ter­no

Pa­ra que al­go (um chei­ro ou uma ima­gem, por exem­plo) se tor­ne uma lem­bran­ça, é pre­ci­so uma sequên­cia de even­tos: aqui­si­ção, se­le­ção, re­ten­ção e con­so­li­da­ção. Ou se­ja, vo­cê ob­tém uma in­for­ma­ção, con­si­de­ra se é re­le­van­te, a re­tém e a con­so­li­da na sua me­mó­ria. Tal pro­ces­so se dá le­van­do em con­ta o in­te­res­se e a mo­ti­va­ção pes­so­al, já que não faz sen­ti­do “ar­qui­var” al­go que não nos cha­ma a aten­ção. Ape­sar de to­do o pro­ces­so pa­re­cer sim­ples, ele acon­te­ce sem nos dar­mos con­ta, pois é al­go do­mi­na­do pe­lo cé­re­bro. Cór­tex ce­re­bral (me­mó­ria per­cep­tu­al), hi­po­cam­po (lem­bran­ças), área pré-fron­tal (me­mó­ria pa­ra re­sol­ver pro­ble­mas do pre­sen­te), amíg­da­la (me­mó­ri­as emo­ci­o­nais), ce­re­be­lo (me­mó­ri­as re­la­ci­o­na­das ao mo­vi­men­to cor­po­ral) e gân­gli­os da ba­se (me­mó­ri­as re­la­ci­o­na­das a pro­ce­di­men­tos mo­to­res) são as re­giões res­pon­sá­veis por guar­dar as lem­bran­ças. “A con­so­li­da­ção da me­mó­ria ocor­re a ní­vel de si­nap­se, que é o pon­to de con­ta­to en­tre dois neurô­ni­os. Aqui­lo que que­ro me­mo­ri­zar se re­for­ça nas si­nap­ses, cri­an­do no­vas pro­teí­nas ou mo­di­fi­can­do as pro­teí­nas exis­ten­tes”, ex­pli­ca Ave­li­no Le­o­nar­do da Sil­va, pro­fes­sor de neu­ro­fi­si­o­lo­gia.

“O cé­re­bro não é es­tá­ti­co, co­mo se ima­gi­na­va tem­pos atrás. Ele é di­nâ­mi­co e po­de ser mo­di­fi­ca­do du­ran­te a nos­sa vi­da quan­to ao seu fun­ci­o­na­men­to” Ave­li­no Le­o­nar­do da Sil­va, pro­fes­sor de neu­ro­fi­si­o­lo­gia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.