SA­CA-RO­LHA

Menu - - Contents -

Em­pre­sa in­gle­sa Wi­ne In­tel­li­gen­ce di­vul­ga es­tu­do so­bre o mer­ca­do de vi­nhos bra­si­lei­ro, com pre­vi­sões po­si­ti­vas

A ce­na se re­pe­te ca­da vez que um pro­du­tor de vi­nho es­tran­gei­ro vem ao Bra­sil. O vi­si­tan­te se sur­pre­en­de em sa­ber co­mo é bai­xo o con­su­mo de vi­nho por aqui (são me­nos de dois li­tros por pes­soa por ano) e co­mo a be­bi­da é ca­ra (prin­ci­pal­men­te pe­los im­pos­tos). Na ten­ta­ti­va de tra­du­zir o Bra­sil pa­ra os es­tran­gei­ros e, as­sim, ge­rar ne­gó­ci­os nes­sa área, a in­gle­sa Wi­ne In­tel­li­gen­ce fez o seu pri­mei­ro es­tu­do so­bre o nos­so mer­ca­do, cha­ma­do de Bra­zil Rou­tes to Mar­ket.

De­pois de ex­pli­car a al­ta car­ga tri­bu­tá­ria, a pes­qui­sa apon­ta pa­ra di­ver­sas con­clu­sões ani­ma­do­ras so­bre es­se seg­men­to. A pri­mei­ra é que a dis­tri­bui­ção de vi­nho es­tá se tor­nan­do mais efi­ci­en­te por aqui, ga­nhan­do ca­nais re­gi­o­nais e modernos. O se­gun­do pon­to é que o ca­nal de ven­da on-li­ne de­ve con­ti­nu­ar cres­cen­do e ga­nhan­do re­le­vân­cia. Atu­al­men­te, 25% dos con­su­mi­do­res re­gu­la­res de vi­nho ad­qui­rem gar­ra­fas por es­se ca­nal. É uma por­cen­ta­gem al­ta, que só per­de pa­ra a In­gla­ter­ra (com 30% dos con­su­mi­do­res) e a Chi­na (41%). Não é à toa que a Wi­ne.com é um dos gran­des im­por­ta­do­res bra­si­lei­ros.

Os in­gle­ses, ain­da, en­xer­gam uma luz no fim do tú­nel pa­ra o cres­ci­men­to do con­su­mo de vi­nho, mes­mo com a va­lo­ri­za­ção do dó­lar fren­te ao re­al, que tor­na as gar­ra­fas ain­da mais ca­ras. A com­bi­na­ção en­tre o au­men­to de con­su­mo por um pú­bli­co mais jo­vem, a cres­cen­te pro­fis­si­o­na­li­za­ção do se­tor, e uma pre­vi­são de cres­ci­men­to do eno­tu­ris­mo de­ve im­pul­si­o­nar o con­su­mo da be­bi­da, se­ja ela na­ci­o­nal ou im­por­ta­da. A con­fe­rir.

Se­de da Mi­o­lo, no Va­le dos Vi­nhe­dos, re­gião que con­cen­tra a pro­du­ção de vi­nhos bra­si­lei­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.