VI­NHOS

A tem­pra­nil­lo é a ce­pa tin­ta mais co­nhe­ci­da na Es­pa­nha, ape­sar de ter no­mes di­ver­sos con­for­me a re­gião em que é plan­ta­da, prin­ci­pal­men­te na pe­nín­su­la ibé­ri­ca

Menu - - Contents - fo­to Ga­bri­el Reis let­te­ring Cinthia Behr

A tem­pra­nil­lo é a uva mais co­nhe­ci­da da Es­pa­nha e agora es­tá abrin­do fron­tei­ras em paí­ses co­mo Ar­gen­ti­na e Aus­trá­lia

Tem­pra­nil­lo, em Ri­o­ja, e tin­ta del país, em Ri­be­ra del Du­e­ro, são os no­mes mais co­nhe­ci­dos de uma ce­pa tin­ta, que nas­ceu da rá­pi­da fu­são e pro­pa­ga­ção de al­guns clo­nes an­ti­gos, cul­ti­va­dos en­tre as zo­nas de Ri­o­ja e Na­var­ra, na Es­pa­nha. Não tar­dou pa­ra a uva en­con­trar mo­ra­da em vá­ri­as re­giões da Es­pa­nha e tam­bém em seu vi­zi­nho Por­tu­gal, on­de é co­nhe­ci­da co­mo tin­ta ro­riz, no nor­te, e ara­go­nez, no Alen­te­jo, mais ao sul.

Nos úl­ti­mos tem­pos, no en­tan­to, o nome tem­pra­nil­lo, en­tão res­tri­to a poucas re­giões, in­cluin­do Ri­o­ja, tem con­quis­ta­do no­vas fron­tei­ras. Pri­mei­ro, na própria Es­pa­nha. Em al­gu­mas de­no­mi­na­ções de ori­gem on­de a uva tem o seu nome lo­cal, há pro­du­to­res que es­tão op­tan­do por des­ta­car a pa­la­vra tem­pra­nil­lo no ró­tu­lo. O tin­to de La Man­cha, por exem­plo, de­gus­ta­do nes­te pai­nel, é cha­ma­do de tem­pra­nil­lo e não cen­ci­bel, co­mo é a sua gra­fia na re­gião. Si­nal de que o nome tem­pra­nil­lo, pa­ra um vi­nho es­pa­nhol, aju­da no pon­to de ven­da, fren­te ao consumidor.

Fo­ra da Pe­nín­su­la Ibé­ri­ca, a tem­pra­nil­lo tam­bém con­quis­tou seu es­pa­ço. O pri­mei­ro su­ces­so do ar­gen­ti­no Jo­sé Al­ber­to Zuc­car­di foi com o seu Q Tem­pra­nil­lo. Na Aus­trá­lia, Ca­li­fór­nia, No­va Ze­lân­dia e até no Chi­le há re­gis­tros de vi­nhe­dos com a va­ri­e­da­de, nu­ma ten­ta­ti­va de seus pro­du­to­res de en­con­trar alternativas pa­ra as co­nhe­ci­das uvas fran­ce­sas.

No pai­nel a se­guir, é pos­sí­vel co­nhe­cer um pou­co mais des­sa va­ri­e­da­de, com es­ti­los e pre­ços pa­ra vá­ri­os bol­sos e pa­la­da­res. Con­fi­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.