EDI­TO­RI­AL

Menu - - Contents - Va­mos co­me­mo­rar! Be­a­triz Mar­ques, re­da­to­ra-che­fe

É com mui­ta ale­gria que che­ga­mos aos 20 anos da re­vis­ta Me­nu! Fo­ram tan­tas his­tó­ri­as, fa­tos, re­cei­tas, go­les e brin­des que fi­ze­mos ao lon­go des­sas du­as dé­ca­das, que nos ins­pi­ram a pen­sar no nos­so fu­tu­ro, prin­ci­pal­men­te no que diz res­pei­to à gas­tro­no­mia bra­si­lei­ra.

Em um pe­río­do tão tur­bu­len­to, de dis­cus­sões po­lí­ti­cas aca­lo­ra­das, va­le le­van­tar a ban­dei­ra da nos­sa gas­tro­no­mia pa­ra que ela ga­nhe a de­vi­da im­por­tân­cia na es­fe­ra pú­bli­ca, se­ja pe­los as­pec­tos so­ci­al, cul­tu­ral ou econô­mi­co. Não dá pa­ra ques­ti­o­nar o po­der de trans­for­ma­ção que a gas­tro­no­mia tem e os im­pac­tos po­si­ti­vos que ela po­de ge­rar. Um dos pon­tos que con­si­de­ra­mos na ma­té­ria de ca­pa des­ta edi­ção é jus­ta­men­te o po­ten­ci­al de fo­men­tar o tu­ris­mo na­ci­o­nal. E aqui lan­ço a per­gun­ta a vo­cê, lei­tor: a co­mi­da de uma ci­da­de ou país já foi de­ter­mi­nan­te na es­co­lha de sua vi­a­gem a la­zer? Pa­ra quem tem o co­mer co­mo um ato tam­bém de pra­zer, a resposta com cer­te­za é po­si­ti­va.

E “ven­der” a ima­gem do Bra­sil a par­tir de seus sa­bo­res é al­go fá­cil, di­an­te de tan­ta far­tu­ra. Não fa­lo só dos in­gre­di­en­tes na­ti­vos: a ri­que­za es­tá tam­bém na di­ver­si­da­de de cul­tu­ras que o País ab­sor­veu de seus imi­gran­tes. Fi­ca até di­fí­cil de ex­pli­car pa­ra um tu­ris­ta grin­go que dá pa­ra co­mer mui­to bem pra­tos co­re­a­nos em São Pau­lo, co­mo é o ca­so do res­tau­ran­te Ko­mah que ilus­tra nos­sa ca­pa, re­co­men­da­do pe­lo chef Ro­dri­go Oli­vei­ra, do Mo­co­tó.

Mas pa­ra que a gas­tro­no­mia se­ja um im­por­tan­te com­bus­tí­vel pa­ra nos­so tu­ris­mo e, con­se­quen­te­men­te, pa­ra nos­sa eco­no­mia, é in­dis­pen­sá­vel que in­ves­ti­men­tos pú­bli­cos se­jam fei­tos. As­sim, quem sa­be, te­nha­mos ain­da mais or­gu­lho des­ta ter­ra aben­ço­a­da e ge­ne­ro­sa, que já re­ce­beu (e ain­da re­ce­be) tan­ta gen­te de bra­ços aber­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.