Mo­vi­men­ta­ção po­lí­ti­ca pa­ra elei­ção já é agi­ta­da

Se­cre­tá­ri­os im­por­tan­tes do ABC es­tão dei­xan­do os car­gos pen­san­do na can­di­da­tu­ra à pre­fei­tu­ra

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI

Ape­sar de es­tar­mos a um mês do iní­cio da cam­pa­nha po­lí­ti­ca e a qua­tro me­ses do dia da vo­ta­ção no pri­mei­ro tur­no, a cor­ri­da elei­to­ral no ABC já co­me­ça a ga­nhar cor­po.

Na tar­de de on­tem, mais uma pe­ça des­se que­bra-ca­be­ça foi me­xi­da. O se­cre­tá­rio de Ser­vi­ços Ur­ba­nos de São Ber­nar­do, Tar­cí­sio Se­co­li, se des­li­gou do car­go pa­ra se lan­çar co­mo pré-can­di­da­to ao Pa­ço.

Co­mo o che­fe do Exe­cu­ti­vo do mu­ni­cí­pio, Luiz Marinho (PT), exer­ce se­gun­do man­da­to eéo úni­co da re­gião que não pode ten­tar a re­e­lei­ção, os pe­tis­tas apos­tam em Se­co­li co­mo op­ção pa­ra su­ce­der o pre­fei­to.

Po­rém, ele não é o pri­mei­ro a dei­xar o go­ver­no pa­ra ten­tar uma va­ga. O ex-pre­fei­to Mau­ri­cio So­a­res, que já co­man­dou a ci­da­de por três man­da­tos (de 1989 a 1992, de 1997 a 2000 e de 2000 até 2003, quan­do dei­xou o car­go por pro­ble­mas de saú­de), era apoi­a­dor de Marinho des­de a pri­mei­ra ges­tão e pre­si­den­te da Fun­da­ção Cri­an­ça de São Ber­nar­do des­de 2013. Em fe­ve­rei­ro, ele dei­xou o car­go e se lan­çou co­mo pré-can­di­da­to a vi­ce-pre­fei­to na cha­pa co­man­da­da pe­lo de­pu­ta­do es­ta­du­al Or­lan­do Mo­ran­do (PSDB), que é pré-pos­tu­lan­te à pre­fei­tu­ra co­mo opo­si­ção ao atu­al go­ver­no.

Em ou­tras ci­da­des da re­gião, a mo­vi­men­ta­ção co­me­çou há tem­pos. Um dos mais em­ble­má­ti­cos é o ca­so de Pau­li­nho Ser­ra, em San­to An­dré. Em 2012, o ex-ve­re­a­dor dei­xou o PSDB e se fi­li­ou no PSD pa­ra apoi­ar a cam­pa­nha de Car­los Gra­na (PT), elei­to pre­fei­to no mes­mo ano. Com a de­ci­são, ga­nhou o car­go de se­cre­tá­rio de Obras e Ser­vi­ços Pú­bli­cos, que exer­ceu até ju­lho do ano pas­sa­do, quan­do de­ci­diu dei­xar o go­ver­no, vol­tar ao PSDB e se lan­çar co­mo pré-can­di­da­to ao Pa­ço.

No mu­ni­cí­pio, ca­so se­me­lhan­te acon­te­ceu com Rai­mun­do Sal­les (PDT), que foi se­cre­tá­rio de Cul­tu­ra do go­ver­no Gra­na até ou­tu­bro de 2014, mas dei­xou o car­go por dis­cor­dân­cia po­lí­ti­ca. Ele tam­bém de­ve con­cor­rer ao car­go de pre­fei­to nes­te ano.

Vi­ce pu­la fo­ra

O vi­ce rom­pe com o go­ver­no e bus­ca o car­go prin­ci­pal. E não se tra­ta de Dil­ma Rous­sef (PT) e Mi­chel Te­mer (PMDB). Em São Ca­e­ta­no, a vi­ce-pre­fei­ta Lú­cia Dal’Mas rom­peu com o pre­fei­to Pau­lo Pi­nhei­ro (PMDB) três me­ses após o iní­cio da ges­tão, em mar­ço de 2013. Mes­mo per­ma­ne­cen­do no car­go, ela já se lan­çou pré-can­di­da­ta à pre­fei­tu­ra por ou­tro par­ti­do, o PRTB.

| DIVULGAÇÃO

Marinho vai ten­tar pas­sar bas­tão pa­ra Se­co­li

| DIVULGAÇÃO

Vi­ce-pre­fei­ta de São Ca­e­ta­no rom­peu com Pau­lo Pi­nhei­ro

| ALES­SAN­DRO VALLE/ABCDIGIPRESS

Pau­li­nho Ser­ra já tro­cou de par­ti­do du­as ve­zes

| FER­NAN­DO SIL­VA/ABCDIGIPRESS

Mau­ri­cio So­a­res dei­xou go­ver­no pa­ra fa­zer opo­si­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.