Ode­bre­cht fe­cha ter­mo que en­via de­la­ções ao MPF

Mi­nis­té­rio acer­tou le­ni­ên­cia da em­pre­sa e co­la­bo­ra­ção de exe­cu­ti­vos, in­clu­si­ve de Mar­ce­lo, do­no da hol­ding, diz jor­nal

Metro Brazil (ABC) - - Foco - RO­DRI­GO FÉLIX LE­AL / FU­TU­RA PRESS RAFAEL NEVES

O MPF (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral) e a em­prei­tei­ra Ode­bre­cht fe­cha­ram na úl­ti­ma quar­ta um ter­mo de con­fi­den­ci­a­li­da­de que en­ca­mi­nha as de­la­ções da em­pre­sa.

O MPF e a Ode­bre­cht não con­fir­mam, mas, se­gun­do o jor­nal “Fo­lha de S.Pau­lo”, ha­ve­rá um acor­do de le­ni­ên­cia com a em­pre­sa e co­la­bo­ra­ções pre­mi­a­das dos exe­cu­ti­vos, en­tre eles o pre­si­den­te da hol­ding, Mar­ce­lo Ode­bre­cht.

Com o ter­mo, o MPF e a em­pre­sa pas­sam a de­fi­nir quais te­mas se­rão tra­ta­dos e que be­ne­fí­ci­os se­rão da­dos em tro­ca das in­for­ma­ções. O do­cu­men­to não é ga­ran­tia ab­so­lu­ta de que ha­ve­rá de­la­ção.

Em 22 de mar­ço a Po­lí­cia Fe­de­ral de­fla­grou a 26ª fa­se da La­va Ja­to (ope­ra­ção ‘Xe­pa’), que pren­deu vá­ri­os exe­cu­ti­vos do gru­po e des­co­briu um sistema ex­clu­si­vo pa­ra or­ga­ni­zar pa­ga­men­tos de pro­pi­na na em­pre­sa.

No mes­mo dia, a Ode­bre­cht in­for­mou pu­bli­ca­men­te que ha­via “de­ci­di­do por uma co­la­bo­ra­ção de­fi­ni­ti­va”, mas o MPF ne­gou que as ne­go­ci­a­ções es­ti­ves­sem em an­da­men­to à épo­ca.

Não se sa­be o que se­rá abor­da­do, mas a ex­pec­ta­ti­va é que se­ja uma das de­la­ções mais abran­gen­tes até o mo­men­to. Pro­cu­ra­do­res já de­cla­ra­ram que não in­te­res­sa co­lher ape­nas da­dos so­bre o car­tel da Pe­tro­bras, já com­pro­va­do.

Ode­bre­cht, po­rém, es­tá na mi­ra de vá­ri­as in­ves­ti­ga­ções. Além do “se­tor de pro­pi­nas”, que en­vol­ve de­ze­nas de obras fe­de­rais, mu­ni­ci­pais e es­ta­du­ais, foi apren­di­da na ca­sa de um exe­cu­ti­vo uma pla­ni­lha que ci­ta pa­ga­men­tos a mais de 300 po­lí­ti­cos, mui­tos com co­di­no­mes.

Em ou­tra fren­te de in­ves­ti­ga­ção, a La­va Ja­to apu­ra o repasse de US$ 3 mi­lhões da Ode­bre­cht ao mar­que­tei­ro do PT João San­ta­na, já pre­so e pro­ces­sa­do no ca­so.

O jor­nal in­for­ma ain­da que Emí­lio Ode­bre­cht, pai de Mar­ce­lo e an­te­ces­sor no co­man­do do gru­po, tam­bém pres­ta­rá de­poi­men­tos.

Em CPI no ano pas­sa­do, Ode­bre­cht dis­se não ter ‘o que de­du­rar’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.