Frau­des. Ban­cos te­rão de fa­zer tro­ca ime­di­a­ta de no­tas e mo­e­das fal­si­fi­ca­das

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

O CMN (Con­se­lho Mo­ne­tá­rio Na­ci­o­nal) apro­vou on­tem uma re­so­lu­ção que obri­ga os ban­cos a tro­ca­rem cé­du­las e mo­e­das de le­gi­ti­mi­da­de du­vi­do­sa sa­ca­das por cli­en­tes em cai­xas ele­trô­ni­cos. A me­di­da, que ain­da pre­ci­sa de re­gu­la­men­ta­ção, pre­vê o re­em­bol­so ime­di­a­to. Até en­tão, não ha­via uma re­gra fi­xa e, em al­guns ca­sos, a tro­ca che­ga­va a de­mo­rar até 180 di­as.

As re­gras não va­lem pa­ra a cé­du­las fal­sas ob­ti­das por meio de tran­sa­ções com ter­cei­ros, co­mo o co­mér­cio. Nes­ses ca­sos, o ban­co de­ve re­ter o di­nhei­ro e en­viá-lo ao Ban­co Cen­tral, mas não tem obri­ga­ção de fa­zer a tro­ca ime­di­a­ta. “O ban­co vai re­ter, man­dar ao Ban­co Cen­tral, ele po­de­rá acom­pa­nhar co­mo es­tá sen­do a ve­ri­fi­ca­ção se a no­ta é fal­sa ou não”, dis­se o che­fe de ga­bi­ne­te da di­re­ção de ad­mi­nis­tra­ção do Ban­co Cen­tral, Mar­ce­lo Co­ta.

As ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras tam­bém te­rão pra­zos pa­ra en­vi­ar o di­nhei­ro ao Ban­co Cen­tral pa­ra aná­li­se, que se­rá de 30 di­as nas ca­pi­tais on­de o BC tem se­de e 45 di­as nas de­mais lo­ca­li­da­des.

Com a me­di­da, o BC es­pe­ra au­men­tar a pro­te­ção ao cli­en­te ban­cá­rio e ain­da agi­li­zar a aná­li­se des­sas fal­si­fi­ca­ções, o que con­tri­bui­ria pa­ra re­du­zir es­se ti­po de cri­me.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.