Ban­dei­ra da con­ta de luz con­ti­nua ver­de

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

A ban­dei­ra ta­ri­fá­ria apli­ca­da nas con­tas de ener­gia elé­tri­ca se­rá a ver­de em ju­nho, ou se­ja, não ha­ve­rá acrés­ci­mo de va­lor pa­ra os con­su­mi­do­res. Es­te é o ter­cei­ro mês se­gui­do em que a ban­dei­ra de­fi­ni­da pe­la Ane­el (Agência Na­ci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca) é ver­de. A de­ci­são foi to­ma­da on­tem, em reu­nião ex­tra­or­di­ná­ria da di­re­to­ria da agência.

Se­gun­do a Ane­el, a ma­nu­ten­ção da ban­dei­ra ver­de foi pos­sí­vel por cau­sa do re­sul­ta­do po­si­ti­vo do pe­río­do úmi­do, que re­compôs os re­ser­va­tó­ri­os das hi­dre­lé­tri­cas. Além dis­so, hou­ve o au­men­to de ener­gia dis­po­ní­vel com re­du­ção de de­man­da e a adi­ção de novas usi­nas ao sistema.

Des­de que foi im­ple­men­ta­do o sistema, em ja­nei­ro de 2015, até fe­ve­rei­ro de 2016, a ban­dei­ra se man­te­ve ver­me­lha (com co­bran­ça de R$ 4,50 a ca­da 100 qui­lowatts-ho­ra con­su­mi­dos). Em mar­ço, pas­sou pa­ra ama­re­la (com ta­xa de R$ 1,50 a ca­da 100 kWh) e, em abril e maio, a ban­dei­ra foi ver­de.

O sistema de ban­dei­ras ta­ri­fá­ri­as foi ado­ta­do co­mo for­ma de re­com­por os gas­tos ex­tras das dis­tri­bui­do­ras de ener­gia com a com­pra de ener­gia de usi­nas ter­me­lé­tri­cas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.