Me­ta­lúr­gi­cos do ABC ame­çam fa­zer gre­ve

Sin­di­ca­to da ca­te­go­ria pro­me­te pa­rar ca­te­go­ria se hou­ver de­mis­sões

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Os tra­ba­lha­do­res me­ta­lúr­gi­cos dos ABC se uni­ram em de­fe­sa do em­pre­go e anun­ci­a­ram gre­ve ca­so as fa­bri­can­tes de veí­cu­los de­mi­tam nos pró­xi­mos me­ses. On­tem, cer­ca de 10 mil me­ta­lúr­gi­cos fi­ze­ram pas­se­a­ta na Via An­chi­e­ta pa­ra de­nun­ci­ar os bo­a­tos de des­li­ga­men­tos nas mon­ta­do­ras.

“As em­pre­sas não que­rem re­no­var os me­ca­nis­mos que evi­tam as de­mis­sões, co­mo PPE (Pro­gra­ma de Pro­te­ção ao Em­pre­go) e o lay off (sus­pen­são tem­po­rá­ria no con­tra­to de tra­ba­lho). Não va­mos per­mi­tir cor­tes. Se hou­ver, fa­re­mos re­sis­tên­cia a al­tu­ra com gre­ves. O re­ceio é de­mi­ti­rem quan­do aca­bar o pra­zo de es­ta­bi­li­da­de de to­dos afas­ta­dos, que va­ria en­tre as fá­bri­cas”, dis­se o pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Me­ta­lúr­gi­cos do ABC, Rafael Mar­ques.

De acor­do co­mo sin­di­ca­lis­ta, o ato de on­tem foi uma de­mons­tra­ção da união da ca­te­go­ria.

O ce­ná­rio, po­rém, não é oti­mis­ta. Nes­ta semana, a Mer­ce­des Benz afas­tou mais um gru­po de 800 fun­ci­o­ná­ri­os da pro­du­ção por li­cen­ça re­mu­ne­ra­da, e já to­ta­li­za 1.800 pes­so­as fo­ra da li­nha atra­vés des­ta me­di­da. Além do fim do PPE pa­ra 8 mil tra­ba­lha­do­res, hou­ve tam­bém aber­tu­ra de um PDV (Pro­gra­ma de De­mis­são Vo­lun­tá­ria) “atra­ti­vo”. Já na Ford, o PPE de 3,4 mil tra­ba­lha­do­res en­cer­ra no fim des­te mês. Na Volkswa­gen o pe­río­do de lay off de 1.200 ter­mi­na no dia 12 de Ju­nho.

O vo­lu­me de fun­ci­o­ná­ri­os ex­ce­den­tes anun­ci­a­dos pe­las três mon­ta­do­ras to­ta­li­za apro­xi­ma­da­men­te 4 mil pes­so­as. “A re­to­ma­da das ven­das no se­tor de­ve ser em bre­ve, os di­re­to­res es­tão con­fi­an­tes, por is­so não tem mo­ti­vo pa­ra eli­mi­nar mão de obra qua­li­fi­ca­da ago­ra”, dis­se Mar­ques. Ato Na­ci­o­nal O se­cre­tá­rio ge­ral da CUT (Cen­tral Úni­ca dos Tra­ba­lha­do­res), Sér­gio No­bre, afir­mou que é ne­ces­sá­rio união das cen­trais sin­di­cais nes­te mo­men­to pa­ra evi­tar mais per­das de pos­tos de tra­ba­lho nas in­dús­tri­as do País.“Qu­e­re­mos um pla­no es­tra­té­gi­co de lu­ta em con­jun­to e va­mos co­me­çar por um Dia Na­ci­o­nal em de­fe­sa do em­pre­go com to­das as cen­trais em bre­ve”.

| FO­TOS: CARLA CARNIEL/CODIGO19/FOLHAPRESS

Cer­ca de 10 mil es­ti­ve­ram fe­cha­ram a An­chi­e­ta on­tem

Pre­si­den­te do sin­di­ca­to diz que não vai acei­tar cor­tes nas li­nhas de pro­du­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.